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Tecnologia

Jogador de Matrix Awakens revela verdade chocante aos NPCs de IA: A insatisfação com a vida em uma simulação

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Os modelos de linguagem avançados permitem diálogos mais realistas em jogos de vídeo. A empresa Replica, que oferece um plugin de voz de IA para motores 3D, encontrou uma aplicação adequada.

Personagens genéricos não jogáveis (NPCs) em jogos de vídeo geralmente falam poucas ou nenhuma frase com expressões genéricas. Isso ocorre porque alguém precisa escrevê-las e gravá-las. Isso requer muito trabalho para um recurso que não é central na maioria dos jogos, mas pode ser bastante custoso, dependendo da escala do jogo.

NPCs inteligentes podem ser um bloco de construção para o futuro dos jogos

Os grandes modelos de linguagem combinados com vozes artificiais de alta qualidade eliminam ambos os gargalos: usando sugestões específicas do mundo do jogo ou ajustando-os com o roteiro do jogo de vídeo, o LLM gera frases significativas que podem ser sincronizadas com os lábios dos NPCs, com uma linguagem corporal correspondente, usando a voz de IA.

Isso permite diálogos realistas e flexíveis entre o personagem do jogador e os NPCs, aumentando ainda mais a imersão no mundo do jogo. Isso é exatamente o que Replica promete com seu “AI Voice Plugin” para Unity e Unreal, que é compatível com vários LLMs.

É óbvio que o sistema atual de povoar jogos de vídeo com personagens e criar imersão por meio da narrativa não é facilmente escalável. Vemos o potencial da IA para resolver muitos desses desafios e permitir que até mesmo equipes pequenas pensem grande e criem seus jogos como aventuras épicas.

Replica

Você pode baixar e experimentar o demo de Matrix aqui. Como as frases para as vozes de IA no demo são geradas usando um modelo de linguagem em nuvem, pode haver alguma latência no diálogo. Esse é um dos problemas que ainda precisa ser resolvido para tornar os NPCs inteligentes mais difundidos. Muitos outros diálogos de demonstração de IA podem ser vistos no vídeo abaixo.

O próximo passo seria fazer com que esses diálogos afetem dinamicamente a jogabilidade em mundos de jogo flexíveis: por exemplo, se você insultar um NPC no GTA 6, receberá uma resposta apropriada dependendo da gravidade do insulto – ou uma multa.

Fonte: Andre Lug

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Fábio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo