O aplicativo de inteligência artificial Character.AI, que permite interações de usuários com personalidades famosas e fictícias, virou um fenômeno de popularidade no Brasil e nos Estados Unidos. Criada pelos ex-funcionários do Google Daniel de Freitas e Noam Shazeer, a plataforma cresceu a ponto de ser recentemente comprada por uma big tech.
O lançamento do app ocorreu há cerca de um ano, mas, nos últimos 30 dias, ele registrou mais de 20 milhões de downloads. Foram aproximadamente 5 milhões nos EUA e 2 milhões no Brasil, segundo dados do AppMagic. A ferramenta oferece interações por texto, áudio, ligações e permite conversas com figuras como Sócrates, Anitta, Elon Musk e Albert Einstein.
Customização do app de inteligência artificial
O diferencial do Character.AI é a customização de chatbots, que pode se basear em celebridades ou personagens que os próprios usuários criaram. No entanto, cada interação inclui a advertência: “Lembre-se, tudo o que os personagens dizem é inventado”.
Arthur Igreja, especialista em tecnologia, falou ao jornal O globo sobre a sofisticação dos chatbots: “O aplicativo não só oferece conversa com personagens, mas permite que as pessoas possam customizá-los. Isso tem um aspecto psicológico curioso: os usuários estão moldando o tipo de interação que gostariam”.
Números e privacidade dos usuários
A plataforma registrou mais de 215 milhões de visitas e cada usuário gasta em média 12 minutos por sessão. Personagens de anime, como Katsuki Bakugou, são os mais populares. Estes acumulam 160 milhões de mensagens.
Para garantir a privacidade, a empresa assegura que criadores de chatbots não veem conversas dos usuários. Equipes só teriam acesso ao conteúdo em caso de necessidade ou por motivos de segurança.
A plataforma proíbe mensagens violentas, abusivas ou de ódio, e violações podem resultar em banimento.
Fonte: revistaoeste