Durante o último fim de semana, o Instagram alterou o formato das fotos no grid dos perfis dos usuários sem avisá-los. A mudança tem gerado muitas discussões nas redes sociais, especialmente no X (ex-Twitter), com muitos usuários insatisfeitos com a alternância das tradicionais fotos quadradas por imagens retangulares e verticais.
Sobre a mudança, o Instagram disse estar simplificando o perfil dos usuários. Na segunda-feira (20), o CEO da rede social, Adam Mosseri, disse em uma publicação no seu perfil que o lançamento do “grid alto” fez com que recebesse muitos feedbacks, positivos e negativos. “Um dos erros que cometi foi não dar um aviso prévio suficiente às pessoas”, revelou.
No post, Mosseri explicou que a maioria das fotos e vídeos enviados ao Instagram atualmente são verticais, o que justificou a mudança. “Os retângulos fazem um trabalho melhor ao mostrar essas imagens e vídeos”, disse. Ele reconheceu que muitos usuários organizam seus grids e que a alteração “desarrumou tudo”, e prometeu que a rede social vai melhorar a possibilidade de personalização das miniaturas.
O executivo aproveitou a postagem para anunciar outra mudança. “Também estamos planejando mover os destaques para dentro do grid e adicioná-los como uma aba. Os destaques são uma ótima maneira de mostrar suas histórias favoritas, mas visualmente complicam o layout e empurram o grid para baixo. Para manter o controle dos criadores, estamos desenvolvendo uma ferramenta que permitirá reordenar todo o seu grid e ajustá-lo da forma que preferir”, revelou.
Instagram quer conectar amigos na aba de Reels
Em uma publicação anterior, Mosseri já havia adiantado que a aba de Reels vai trazer os vídeos curtidos pelos amigos dos usuários. “Queremos que o Instagram não seja apenas um local para criativos compartilharem a criatividade, mas onde as pessoas possam se conectar pela criatividade com amigos que compartilhem interesses”, disse no vídeo.
“Agora, quando você acessar a aba de Reels, verá um feed dedicado com os Reels que seus amigos curtiram ou adicionaram uma nota no canto superior direito, e poderá iniciar uma conversa com eles ali mesmo”, revelou na publicação.
Mosseri avisou, no entanto, que a nova função estará disponível em apenas alguns países inicialmente. O Brasil ainda não entrou na lista.
Fonte: gazzconecta