Uma impressora robótica gigante construiu cerca de cem casas em Georgetown, no Estado do Texas, nos Estados Unidos. A tecnologia foi desenvolvida pela , que alega ser o maior bairro impresso em 3D do mundo. O projeto teve início em novembro de 2022.
A Icon informou que a construção por impressão 3D é mais rápida, econômica e requer menos mão de obra. Além disso, o método reduz o desperdício de materiais comparada aos tradicionais.
A impressora 3D Vulcan da Icon utiliza uma mistura de pó de concreto, água, areia e outros componentes. A máquina transforma os materiais em um tubo contínuo de concreto para formar as paredes das casas. A Vulcan mede 13,7 metros de largura, pesa 4,75 toneladas e funciona ao sobrepor camadas de material para erguer as estruturas. A impressora constrói as casas, que possuem três a quatro quartos, em até três semanas.
A empresa construiu a fundação e os telhados de metal de maneira convencional. A Icon garante que as paredes são duráveis, sustentáveis e energeticamente eficientes. As estruturas suportam condições extremas e são resistentes à água.
Empresa chegou a ter 5 equipes com impressora 3D
Conner Jenkins, gerente de projetos da Icon, afirmou à agência de notícias da Reuters que a construção começou com cinco equipes, mas atualmente apenas uma equipe e uma impressora robótica são necessárias.
Uma desvantagem identificada é que as paredes grossas podem interferir nos sinais de wi-fi, problema que pode ser solucionado com roteadores distribuídos pela casa.
A Administração Nacional da Aeronáutica e espaço (Nasa) demonstrou interesse na tecnologia para construir estruturas na Lua. A medida faz parte do programa de exploração Artemis, cuja primeira tripulação está prevista para ser lançada em setembro de 2025.
Fonte: revistaoeste