Santa babá eletrônica! Graças ao aparelho, os pais conseguiram identificar um câncer no olho de um bebê de 6 meses e tratar a tempo o retinoblastoma. Felizmente, agora, o pequeno Benny está livre da doença.
Quando a mãe – que pediu para não ser identificada – notou pela câmera da babá eletrônica uma luz branca em um dos olhos do filho, ela percebeu que havia algo errado e procurou um médico.
E o pediatra deu o duro diagnóstico: retinoblastoma. O tratamento não foi fácil. Os médicos precisaram usaram um microcateter para administrar a quimioterapia diretamente no local da doença. Hoje Benny está se recuperando e já está livre do câncer. Viva!
Babá eletrônica s
O retinoblastoma é comum em crianças e um dos sintomas pode ser diagnosticado por fotos e vídeos.
O que acontece é que normalmente crianças que apresentam a doença, quando fotografadas ou gravadas, aparecem nas imagens com uma luz branca no olho.
Foi assim que a mãe de Benny notou que havia algo estranho.
De início, ela achou que poderia ser algum problema com a imagem, mas ao mostrar para seu pai, o avô a recomendou levar o bebê ao médico.
Pediatra e o diagnóstico
O caso aconteceu nos Estados Unidos.
O médico que tratou a criança com um tumor raro no olho deu um recado aos pais:
“Os pais precisam prestar atenção nas fotos, vídeos e outras imagens de seus filhos onde um olho brilha e o outro não”, explicou Matthew Dietz, oncologista pediátrico do Intermountain Primary Children ‘s Hospital.
Para a mãe, a descoberta foi uma surpresa.
“Eu nunca tinha ouvido falar de retinoblastoma antes e, se essa história de alguma forma surgir quando o próximo pai preocupado pesquisa no Google, então o fato de eu não ter visto isso antes valeu para alguma coisa”, explicou.
Leia mais notícia boa
Tratamento especial
O câncer do bebê foi curado e os médicos conseguiram salvar parte da visão do olho esquerdo da criança.
Para isso, foi usado um tratamento especial. Sem agredir tanto o corpinho de Benny com a quimioterapia convencional, os médicos usaram um cateter.
O tubo fino com um fio entrava pela artéria da perna da criança e chegava até no olho. Com isso, foi possível administrar a dose de remédios direto no local da doença.
Livre do câncer
Agora, com 18 meses, Benny voltou ao hospital e foi declarado livre do câncer.
A criança também está frequentando uma escola para surdos e cegos de Utah, para ajudar na adaptação com a mudança.
Mesmo com as adversidades, a mãe de Benny contou que o garotinho nunca parou de sorrir.
Veja a foto feita com imagens da babá eletrônica, que mostrou câncer no olho do bebê:
Com informações de Intermounain Health Care.
Fonte: sonoticiaboa