Começa nesta sexta-feira (5) um dos maiores e mais importantes eventos agropecuários do país, a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, a ExpoLondrina. Realizada pela Sociedade Rural do Paraná, a feira acontece na segunda maior cidade do estado.
Com duração de 10 dias, a ExpoLondrina é um evento diversificado, reunindo muitas atrações. Este ano, além da tradicional exposição agropecuária, a feira abrigará também a ExpoGenética, ExpoVarejo, ExpoPet, ExpoSabores e ExpoNegócios segundo a organização do evento.
No aspecto de negócios trazidos pela feira, estão dois pavilhões inéditos, um dedicado ao segmento pet e, outro, ao melhoramento genético, no qual serão comercializadas matrizes, reprodutores e sêmen, o que demonstra a expansão e diversificação dos setores presentes no evento.
A programação inclui, ainda, grandes shows com os principais artistas do universo sertanejo.
A cerimônia oficial de abertura acontece às 16h desta sexta-feira. É esperada a presença de autoridades como o ministro da Agricultura, carlos Fávaro, o governador do Paraná, Ratinho Junior, o vice-governador, Daci Piana, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, além de prefeitos e outras autoridades políticas e líderes regionais de Londrina e arredores.
Incentivo à inteligência artificial para as empresas paranaenses
Esta edição da ExpoLondrina traz como um dos grandes destaques o lançamento do HUBX IA, um modelo inovador de apoio à inteligência artificial para empresas do Paraná. resultado de uma parceria entre entidades como Fundação Araucária, FIEP, TecPar e Senai, o HUBX IA terá sua primeira unidade no Instituto Senai de tecnologia da informação e Comunicação, sediado em Londrina. O lançamento do HUBX IA acontece na próxima terça-feira (9).
Inspirado no modelo de Hélice Quádrupla de Cooperação, que envolve governo, academia, empresas e sociedade civil organizada, o HUBX IA segue o exemplo da Embrapii, modelo nacional de fomento à inovação industrial. Destinado a apoiar empresas paranaenses, o programa disponibilizará recursos continuamente por pelo menos cinco anos. Durante esse período, as empresas poderão propor projetos em IA que serão encaminhados pelo Instituto Senai aos parceiros. Os projetos aprovados terão acesso a um fomento entre 40% e 60% do valor do projeto para impulsionar suas iniciativas inovadoras.
O projeto que reúne entidades do campo da inovação, busca fortalecer a competitividade do Paraná por meio da ciência, tecnologia e inovação, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do estado, priorizando a aplicação da inteligência artificial em setores como indústria, comércio, serviços, agronegócio, saúde, biotecnologia, energias renováveis e cidades inteligentes.
Hackathon
Neste ano, a ExpoLondrina contará com mais uma edição do seu Hackathon, uma competição voltada para a inovação com foco no agronegócio.
O objetivo é desenvolver soluções criativas e tecnológicas que apresentem ideias inovadoras que possam oferecer suporte ao produtor rural. A competição, que está na sua 6ª edição, é organizada pela Sociedade Rural do Paraná (SRP), Sebrae/PR e governança AgroValley, com o apoio da APL Tic Londrina, Governança das Instituições de Ensino Superior de Londrina, Inovemm, Integra e Estação 43.
Durante a maratona, os participantes recebem orientação especializada para aprimorarem seus projetos e ideias. Além disso, são proporcionados espaços para debates e sessões de brainstorming a fim de impulsionar a inovação em áreas como Gestão Hídrica, Conectividade Rural, Biotecnologia e Sustentabilidade.
Neutralização de carbono
Neste ano,ainda, a ExpoLondrina terá o Certificado de Neutralização de Emissões de CO2, concedido pela GPX, para neutralizar completamente o carbono gerado pelo evento e pelo consumo de energia ao longo dos 10 dias de feira. A neutralização vai ocorrer por meio de créditos de carbono que compensam os gases de efeito estufa, sendo realizada após uma auditoria que calcula a emissão de carbono gerada.
O processo de neutralização envolve três níveis: o escopo 1, referente às atividades da instituição ou empresa; o escopo 2, relacionado ao consumo de energia; e o escopo 3, originado pelos fornecedores. A ExpoLondrina vai neutralizar 100% dos dois primeiros escopos. Segundo informado pelo evento, a iniciativa demonstra o compromisso da SRP em alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e em minimizar os impactos ambientais.
Fonte: gazzconecta