Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Hello Neighbor 2 vale a pena? Análise – Review

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

{“tocCurrent”: “”
}

Hello Neighbor 2 é a continuação direta de um jogo que chamou muito a atenção na década passada por trazer uma ideia simples porém revolucionária: fazer a inteligência artificial do seu perseguidor algo mais real e até mesmo brutal em alguns momentos usando a capacidade dela aprender o que você faz e adaptar-se aos seus hábitos pra te pegar de surpresa quando você menos espera. Será que agora o seu sucessor consegue corrigir onde ele falhou e extrair o verdadeiro potencial do jogo?

Em Hello Neighbor 2, nós controlamos um jornalista que está investigando uma série de crimes que estão acontecendo numa vizinhança da pacata cidade de Heaven Brooks. Num belo dia fazendo o seu trabalho, você avista uma criança sendo sequestrada pelo senhor Peterson, o antagonista do primeiro jogo, e então é atacado por ele. Durante a fuga, você bate o carro e é pego por ele. Agora, você terá que escapar deste local, pois a caça acaba de se transformar em caçador.

Logo de cara, Hello Neighbor 2 parece com um direcionamento melhor do que o seu antecessor. Você agora tem objetivos mais claros do que simplesmente tentar chegar a um local sem ser detectado. A primeira coisa que o jogo faz é te colocar numa espécie de tutorial onde as principais mecânicas do jogo são apresentadas, com você tentando resolver um puzzle para fugir do quarto em que você se encontra.

Ele é bem simples, mas já dá a entender o que você precisa fazer e o que você não deve fazer para não ser pego, como pisar em cacos de vidro, que chamam a atenção, por exemplo.

Depois dessa primeira fuga, o seu personagem decide então investigar o Senhor Peterson, e aí o você será apresentado à forma como você deve progredir nele, resolvendo puzzles para descobrir as pistas dos crimes do antagonista do game que o seu personagem tem que encontrar.

Uma das primeiras coisas que dá pra notar logo de cara é que os controles do jogo são bem durões, e é bem difícil de selecionar os itens que você precisa pegar. Ao invés de o jogo dar uma área maior do que os objetos para você mirar e interagir com eles, apenas a linha de cada objeto é a parte selecionável dele, então se você vai tentar pegar algum objeto estreito como um pé de cabra, por exemplo, e a sensibilidade do jogo está mais alta do que deveria, você perde preciosos segundos tentando encontrar o objeto para pegá-lo. Outra coisa que eu também não gostei muito foi o esquema de botões do controle, que não é lá muito intuitivo.

Diferente do primeiro jogo onde você só devia explorar a casa do Senhor Peterson, agora a vizinhança toda pode ser explorada, e ela toda também não quer que você fique xeretando nas vidas alheias, então você vai estar em constante apuros e sendo perseguido, algo que ficou legal, mas que também é cansativo às vezes.

A inteligência artificial do jogo continua bem desafiadora, e se você tiver paciência de superar principalmente os problemas de controle, Hello Neighbor 2 acaba abrindo de uma forma interessante ao oferecer puzzles que ainda que sejam relativamente simples e repetitivos, já que você na maioria dos casos está sempre procurando itens para abrir um novo item e assim encontrar a pista que leva você para a próxima área do jogo, e assim repetindo até o final dele.

Para driblar os inimigos, você vai ter que usar a criatividade, aproveitando-se de barulhos e de outros subterfúgios para fazer o seu inimigo ir para outro lugar enquanto você precisa explorar uma área diferente.

No fim das contas, Hello Neighbor 2 consegue corrigir a maioria dos problemas que o jogo original tinha e tirar quase tudo o que era possível de potencial da fórmula do jogo, mas fica a pergunta: é o suficiente? Talvez nem tanto. O jogo basicamente resume-se a enganar uma IA que vai ter que ser explorada em alguns casos para você avançar no jogo enquanto você procura pistas para resolver um puzzle e ir para a próxima área para repetir exatamente a mesma coisa.

O jogo também não tem nenhum diálogo e a maior parte da história é contada por meio dos ambientes do jogo e pelas pistas que você encontra por aí, dessa forma, se você for fã de narrativas elaboradas, esse jogo talvez não ajude muito a preencher a sua vontade.

Como o jogo não possui nenhum tipo de combate, tudo o que você pode fazer é andar, esconder-se e esgueirar-se, então se você for pego, já era, você precisa recomeçar do checkpoint e assim tentar novamente, e esse processo pode acabar ficando chato, ainda mais somando-se ao fato de que os desafios não são tão variados assim.

Graficamente, Hello Neighbor 2 funciona a contento. O estilo gráfico do jogo é agradável, mas a trilha sonora não é nada memorável. Felizmente, o jogo vem traduzido em português, então dá pra ficar por dentro de todos os detalhes mesmo que você não tenha um amplo domínio do inglês.

Mas e aí, Hello Neighbor 2 vale a pena?

Hello Neighbor 2 é um jogo que consegue corrigir a maioria dos problemas do seu antecessor e tirar quase todo o potencial que a fórmula do jogo tem. Isso é o suficiente para tornar esse um bom jogo?

Talvez, mas ele acaba sendo um tanto repetitivo demais pro meu gosto, ou seja, este é aquele tipo de jogo recomendado apenas para um nicho bem específico, e não algo que todo mundo precise jogar uma vez na vida pelo menos para dizer que viu o game.

Review elaborado com uma cópia do jogo para PS5 fornecida pela publisher.

Resumo para os preguiçosos

Hello Neighbor 2 é um jogo que consegue corrigir a maioria dos problemas do seu antecessor e tirar quase todo o potencial que a fórmula do jogo tem. Isso é o suficiente para tornar esse um bom jogo?

Talvez, mas ele acaba sendo um tanto repetitivo demais pro meu gosto, ou seja, este é aquele tipo de jogo recomendado apenas para um nicho bem específico, e não algo que todo mundo precise jogar uma vez na vida pelo menos para dizer que viu o game.

Nota final

65
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • IA bastante desafiadora
  • Belo estilo gráfico
  • Jogo bastante tenso

Contras

  • Os controles são muito duros e atrapalham bem mais que ajudam
  • Repetitivo

Fonte: terra.com.br/gameon

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.