As empresas brasileiras registraram perdas financeiras ao longo do ano passado por causa de ataques digitais. Segundo levantamento realizado pela empresa de segurança Proofpoint, 78% das companhias tiveram, ao menos, uma experiência de ataque com roubo de dados, por e-mail bem-sucedido em 2022, e quase 25% delas sofreram prejuízos financeiros como resultado.
A pesquisa, realizada também em outros 14 países, identificou que quase 60% das empresas brasileiras sofreram uma tentativa de sequestro de informações no ano passado, com pedido de resgate, com 46% dos casos sendo bem-sucedidos para os hackers. Apenas sete em cada dez companhias recuperaram o acesso aos seus dados, depois de pagar o resgate, segundo o relatório.
Durante os ataques digitais, 90% das organizações atingidas pagaram pelos resgates, e 30% delas o fizeram mais de uma vez. Das organizações afetadas no país, 92% tinham uma apólice de seguro para ataques do tipo.
No ano passado, várias empresas e instituições brasileiras sofreram tentativas de ataques digitais, como Americanas, o banco de investimentos BR Partners, Banco Pan, a fabricante de rodas e componentes automotivos Iochpe-Maxion, a empresa de saneamento Aegea e a Agência Nacional do Petróleo. em vendas após o ataque hacker registrado em fevereiro de 2022.
Fonte: revistaoeste