Há muita especulação sobre o GPT-4, mas quase nenhuma declaração oficial. Agora, o CEO da OpenAI, Sam Altman, falou.
De acordo com rumores, o GPT-4 será lançado relativamente em breve, possivelmente no primeiro trimestre de 2023, e oferecerá significativamente mais desempenho do que o GPT-3.5. Rumores sobre tamanhos de modelos insanos (“100 trilhões de parâmetros”) circulam nas mídias sociais há semanas, mas nenhum deles é bem fundamentado – ou justificado.
Se alguma coisa, os últimos meses de desenvolvimento de IA com modelos como Chinchilla, Sparse Luminous Base ou ChatGPT da OpenAI mostram que o número de parâmetros não é de forma alguma tudo, mas que arquitetura, quantidade de dados e qualidade também desempenham um papel importante no treinamento.
O co-fundador da OpenAI, Sam Altman, disse em setembro de 2021 que o GPT-4 pode não se tornar muito maior do que o GPT-3. Em vez disso, o progresso deve vir de dados de maior qualidade, melhores algoritmos e ajuste fino mais preciso – exatamente o que GPT-3.5 e ChatGPT estão mostrando agora. O GPT-4 também será capaz de lidar com mais contexto.
GPT-4 virá quando puder ser feito “com segurança e responsabilidade”
Em um evento de capital de risco, Altman falou novamente sobre o próximo GPT-4, dizendo que o novo modelo não deve aparecer até que possa ser feito “com segurança e responsabilidade”.“
Isso não é novidade até agora; A OpenAI vem dizendo isso desde o GPT-2. Altman acrescentou, no entanto, que a OpenAI vai “liberar a tecnologia muito mais lentamente do que as pessoas gostariam.” Nós vamos sentar nisso por muito mais tempo…”, disse Altman.
Isso não parece um lançamento rápido do GPT-4, pelo menos não na íntegra. Altman também anunciou que a OpenAI está trabalhando em um sistema de IA generativo para vídeo.
O Google já revelou três sistemas de texto para vídeo com Imagen Video, Phenaki e uma combinação dos dois. Meta também mostrou um sistema de texto para vídeo com Make-a-Video.
Investimento da Microsoft pode mudar estratégia da OpenAI
Já em dezembro de 2022, Altman reconheceu que, dada a “pesquisa imprevisível”, era muito difícil prever exatamente quando um novo modelo com quais capacidades chegaria ao mercado. “Mas, de um modo geral, é seguro assumir que os modelos ficarão muito melhores”, disse Altman.
O próximo grande investimento da Microsoft na OpenAI também pode mudar os planos de lançamento da OpenAI.
É possível que a Microsoft priorize a integração da tecnologia OpenAI em seus produtos ou até mesmo garanta direitos exclusivos, como fez com o GPT-3. Alegadamente, o ChatGPT deve ser integrado aos produtos do Office.
Fonte: andrelug