Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Governo planeja criar centro de capacitação em tecnologia e Inteligência Artificial no Centro Histórico de Cuiabá, impulsionando o desenvolvimento local.

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Allan Kardec, comentou nesta terça-feira (14) que o governo está desenvolvendo um projeto para instalar um Centro de Inovação e Empreendedorismo para jovens na região central de Cuiabá.

O foco será oferecer cursos voltados para áreas como programação e inteligência artificial, visando capacitar a juventude para o mercado de trabalho em setores tecnológicos em expansão.
“Uma proposta do governador Mauro Mendes com o secretário-chefe da Casa Civil é nós ocuparmos o Centro Histórico de Cuiabá com um centro de inovação e empreendedorismo para jovens, na área de programação e inteligência artificial. Estamos estudando restaurar aquele prédio anexo à Casa Barão, na [Avenida] Voluntários da Pátria, com o Comandante Costa. A ideia é fazer uma parceria com a Academia Mato-grossense de Letras, o Instituto Histórico e Geográfico, e transformar esse espaço em um centro de inovação”, disse.
Além dessa nova iniciativa, o secretário apresentou ao governador Mauro Mendes (União) os resultados da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) durante uma reunião no Palácio Paiaguás.
Kardec destacou que o estado já ultrapassou a meta de oferecer 20% de vagas para cursos profissionalizantes a estudantes do ensino médio, limite que foi estabelecido pelo governador. Ele lembrou que, até 2022, o estado de Mato Grosso não oferecia sequer 1% de vagas para o ensino técnico e que a meta até o final da gestão do governador é que o percentual chegue ao mesmo atingido pelos países europeus e asiáticos.
“Nós já estamos ultrapassando a meta que ele nos deu de chegar a oferta de cursos profissionalizantes para o ensino médio. Hoje já ultrapassamos 20%. A meta que o governador nos deu é, ao final de 2026, chegarmos a 35%, que é o índice dos países europeus, dos Estados Unidos, os países asiáticos como Coreia do Sul e China”, ressaltou.
Kardec também comemorou o aumento na quantidade de escolas técnicas no estado, destacando que, em 2019, haviam apenas 12 unidades, enquanto, neste ano, são 17 escolas técnicas em funcionamento.

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.