O Flash é um dos personagens mais icônicos da DC e um membro da Liga da Justiça. Mas diferente do Superman, do Batman e da Mulher-Maravilha, o Velocista Escarlate possui duas identidades secretas que são igualmente populares: Barry Allen e Wally West.
Já falamos aqui no canal sobre o Barry, mas hoje o vídeo é sobre seu sucessor, um personagem que acompanhamos o crescimento nos quadrinhos, de um jovem sidekick a um herói completo e lendário. Confira 10 fatos sobre Wally West.
10 – Ganhou os poderes da mesma forma que Barry
Wally West é sobrinho de Iris West, e era um grande fã do Flash, sem saber que o herói na verdade era o namorado de sua tia, Barry Allen. Quando veio visitá-la em Central City, ele ficou sabendo que Barry era “amigo” do Flash e quis conhecer o velocista.
Curiosamente, Barry havia montado seu laboratório exatamente como o que causou o acidente que deu seus poderes, e houve uma tempestade no dia da visita de Wally. Assim, por mais bizarro que pareça, o mesmo acidente se repetiu, desta vez cobrindo Wally com produtos químicos eletricamente carregados.
9 – Jovens Titãs
Possuindo os mesmos poderes do Flash, Wally então se tornou o seu parceiro mirim, atendendo pelo nome sugestivo de Kid Flash e usando um traje que era uma cópia exata do herói. No entanto, esse visual não durou muito, e Wally logo mudou para um esquema de cores que priorizava o amarelo e deixava os cabelos à mostra.
Como Kid Flash, Wally teve muitas aventuras com Barry, até que conheceu outros adolescentes parceiros de super-heróis, como Robin, Aqualad e Moça-Maravilha, com os quais fundou uma nova equipe: os Jovens Titãs. Mais tarde, um pouco mais velhos, a equipe receberia ainda os reforços de Ravena, Estelar e Cyborg.
8 – O Novo Flash
Durante o evento Crise nas Infinitas Terras, Barry Allen, o Flash, acabou sacrificando sua vida para impedir os planos do Anti-Monitor. Porém, ao fim da saga, o mundo ainda precisava de um Flash. Assim, coube a Wally West deixar de ser o Kid Flash dos Titãs e assumir o manto e o nome de Flash, juntando-se até mesmo à Liga da Justiça.
Nessa época, Wally atingia velocidades mais baixas do que Barry, então foi muito difícil para ele fazer jus ao legado do herói. No entanto, essas limitações também permitiram que o roteirista Mark Waid pudesse acrescentar muito desenvolvimento ao personagem, tanto em poderes quanto em personalidade. E isso foi feito de forma tão primorosa, que a fase de Waid nas histórias do Flash é uma das mais icônicas do herói, e Wally West é o Flash de toda uma geração.
7 – Primeiro a retornar da Força de Aceleração
Wally tem uma conexão única com a Força de Aceleração, sendo capaz de entrar e sair dela à vontade – algo que os outros velocistas não conseguiam fazer antes dele. Quando Wally assumiu o manto do Flash pela primeira vez, ele tinha a mesma conexão com a Força de Aceleração que qualquer outro velocista.
No entanto, quando ele teve uma visão de sua namorada Linda Park morrendo nas mãos do vilão Kobra, ele teve que correr mais rápido do que nunca. Wally correu tão rápido que se transformou em pura energia e se viu como parte da própria Força de Aceleração. Embora já tivesse sido dito que não havia como voltar da dimensão, seu amor por Linda era tão poderoso que ele foi o primeiro a ser capaz de fazer isso.
6 – O Flash mais rápido
Quando Wally West voltou, ele estava com poderes alterados e uma nova conexão com seus poderes. Tendo entrado na Força de Aceleração e retornado após fazer contato direto com ela, ele foi capaz de superar todos os velocistas do Universo DC, incluindo Barry Allen.
Wally ultrapassou completamente os limites da velocidade, tornando-se mais rápido que a velocidade da luz, algo que só foi aumentando cada vez mais, conforme ele ganhava mais controle sobre a Força de Aceleração. Então, se um dia alguém te perguntar quem é o Flash mais rápido, você já tem a resposta.
5 – Ele é casado e tem filhos
Wally começou nos quadrinhos DC ainda criança, mas acompanhamos o seu crescimento até ele se casar e ter filhos. Wally se apaixonou por Linda Park, uma repórter de TV em Keystone City. Os dois tiveram um começo de relacionamento difícil, pois se conheceram quando Wally estava sendo acusado de assassinato. No entanto, uma vez que ele provou sua inocência, o romance começou a florescer.
Os dois acabaram se casando e Linda ficou grávida de gêmeos. Após um período de tempo em um mundo alienígena (porque nada é simples no universo Flash!), Linda voltou à Terra e à linha do tempo normal com as crianças. Os gêmeos se chamam Jai e Iris (em homenagem à tia de Wally), e ambos têm poderes de velocidade como o pai.
4 – Ele tem seu próprio Flash Reverso
O maior inimigo de Barry Allen é Eobard Thawne, o cruel e inescrupuloso Flash Reverso. Mas o interessante é que embora Wally também tenha entrado em confronto com Thawne, ele tem a sua própria versão de Flash Reverso.
Esse seria Hunter Zolomon, um amigo de Wally que implorou que ele usasse sua habilidade de correr no tempo para evitar que ele perdesse o movimento das pernas. Wally recusou, dizendo que era perigoso demais mexer com o fluxo temporal, o que fez Zolomon tentar usar sozinho a Esteira Cósmica.
Mas, em vez disso, um terrível acidente fez com que Zolomon se desconectasse do fluxo do tempo. Essa capacidade de mudar as linhas temporais, que parecia ser supervelocidade, levou Zolomon a se tornar o maligno Zoom, uma nova versão de Flash Reverso, motivado a tentar fazer de Wally um herói melhor, forçando-o a passar por uma tragédia.
3 – Liga da Justiça de Bruce Timm
Quando o desenho animado da Liga da Justiça de Bruce Timm foi ao ar em 2001, Barry Allen estava morto nos quadrinhos desde 1986 e Wally West já era o Flash de toda uma geração. Portanto, foi uma escolha natural que ele fosse o Flash da série.
Wally West é apresentado como um dos sete membros fundadores da Liga da Justiça, e sua atitude irreverente é frequentemente usada para fornecer alívio cômico em contraponto com a natureza muitas vezes intensa de seus companheiros.
A importância do Flash como o “coração” da Liga da Justiça foi mostrada no episódio “Um Mundo Melhor”, quando sua morte em uma linha de tempo alternativa desencadeou uma série de eventos que transformaram aquela Liga alternativa (os “Lordes da Justiça”) em ditadores da Terra.
2 – Preso na Força de Aceleração
Embora Wally West tenha a capacidade de entrar e sair da Força de Aceleração à vontade na maioria das vezes, ele acabou preso nessa dimensão após os eventos de Flashpoint, quando as linhas do tempo da DC convergiram e o Universo dos Novos 52 foi criado. Embora inicialmente acreditasse que ele havia deixado de existir, na verdade Wally conseguiu escapar para a Força de Aceleração e, a partir daí, ele finalmente encontrou uma maneira de se projetar na nova Terra.
Ele ainda não havia retornado totalmente, mas assim que conseguiu se conectar com Barry Allen, as memórias que Barry tinha de Wally voltaram à tona e ele se tornou parte do universo da DC novamente. Seu retorno fez mais do que isso, no entanto. Na verdade, Wally salvou todo o universo pré-Flashpoint quando fugiu para a Força de Aceleração, o que resultou no evento Renascimento DC. Este evento desfez parte da bagunça deixada pelo Flashpoint, permitindo que a antiga e a nova continuidade se juntassem.
1 – Existem dois Wallys atualmente
Embora o Wally West original tenha sido instrumental no Renascimento DC e não existisse no Universo dos Novos 52, havia uma versão totalmente diferente de Wally. Este Wallace West também é sobrinho de Iris, e é um velocista que foi atingido por um raio e atende pelo nome de Kid Flash. Sua aparência física é muito diferente, é claro, sendo um jovem negro ao invés de ruivo.
Após os eventos do Renascimento, este Wally West foi modificado para se tornar um primo do Wally original. O que isso significa é que agora existem dois Wally Wests na DC, ambos velocistas que foram o Kid Flash. Parece confuso, porque é.
VEJA MAIS:
Fonte: terra gameon