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Tecnologia

Executivos dos estúdios de jogos abraçam de forma entusiasmada o uso de inteligência artificial

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O fundo de investimento Andreessen Horowitz (a16z) está fazendo grandes apostas em IA generativa, que tem o potencial de estabelecer novos processos de trabalho, especialmente no desenvolvimento de jogos.

Em maio, a a16z realizou uma pesquisa com 243 estúdios de jogos sobre o uso atual e futuro de ferramentas de IA. Os entrevistados dos estúdios eram principalmente executivos (55%), seguidos por designers de jogos (15%), desenvolvedores (12%) e outros cargos.

Aproximadamente 38% das equipes pesquisadas tinham até cinco membros, 32% tinham até 20 membros e 17% tinham até 50 membros. Sete por cento faziam parte de grandes estúdios com 51 a mais de 200 funcionários (2%).

Enquanto 83% dos estúdios atendiam a casuais ou avançados, o restante atendia a jogadores hardcore ou pessoas que mal jogavam.

Design, história, áudio: estúdios de jogos planejam usar IA em várias disciplinas

Troy Kirwin, que trabalhou no estudo, compartilhou algumas descobertas importantes no Twitter. De acordo com o estudo, 87% dos estúdios pesquisados já estão usando ferramentas de IA. Todos planejam usar IA no futuro (99%).

Os entrevistados classificaram atualmente o potencial transformador da IA em seu trabalho em 6,7 de 10. Eles esperam que esse número aumente para 9,1 ao longo da próxima écada. 89% dos entrevistados têm uma visão positiva do potencial da IA, enquanto 11% estão indecisos ou preocupados.

Consistente com as menções ao Midjourney e ChatGPT, os cenários de uso mais comuns são inspiração de design e criação de storyboards, com 80% de citação. A contação de histórias é o segundo cenário de uso mais comum, com 60% de citação.

ChatGPT e Midjourney lideram o caminho

ChatGPT e Midjourney são atualmente as ferramentas de IA mais populares entre os estúdios de jogos, seguidas pelo Stable Diffusion. Os desenvolvedores recebem na escrita de código do Github Copilot.

Lenoardo.ai (17%) e Scenario (20%), dois sistemas de IA generativa projetados especificamente para ativos de jogos, estão entre as ferramentas mais populares. Luma.ai (13%) pode criar ambientes 3D realistas a partir de fotografias, enquanto Eleven Labs (16%) gera vozes sintéticas extremamente realistas.

Surpreendentemente, o Auto-GPT, um software de auto-prompting para modelos GPT, é muito popular entre os estúdios de jogos, com 22% de uso, apesar de ser atualmente mais um conceito de prova.

Essa figura sugere que alguns entrevistados podem ter respondido à pergunta em termos de conhecimento ou talvez experimentos iniciais exploratórios, em vez de uso produtivo real.

No geral, os modelos de linguagem com poucos parâmetros (LLMs, na sigla em inglês) são atualmente a ferramenta mais importante. 64% dos estúdios planejam treinar ou ajustar modelos de IA com seus próprios dados no futuro.

a16z investe em IA generativa para jogos. Em novembro do ano passado, o capitalista de risco do Vale do Silício publicou uma análise detalhada do potencial da IA generativa em jogos.

A tese básica é que a IA generativa reduz a barreira de entrada no desenvolvimento de jogos, reduzindo a complexidade da produção de ativos, ao mesmo tempo em que aumenta a qualidade, quantidade e velocidade. Um resultado possível seria a criação de “micro estúdios de jogos” que produzem jogos grandes e complexos com apenas uma ou duas pessoas. Com conteúdo do The Decoder.

Fonte: Andre Lug

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Fábio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo