Os Estados Unidos da América (EUA) aprovaram novos testes para o carro voador da Alef Aeronautics, empresa norte-americana das indústrias automotiva e de aviação. A companhia anunciou a aprovação em suas redes sociais do modelo, que será totalmente elétrico, na terça-feira 4.
A Administração Federal de Aviação dos EUA emitiu um certificado especial de aeronavegabilidade para o veículo “Modelo A” da empresa, como é chamado o carro. Assim, a Alef Aeronautics tem autorização legal para voar.
O carro voador já está em pré-venda desde o fim do ano passado, com um valor de US$ 300 mil (cerca de R$ 1,5 milhão). O veículo pode decolar e pousar verticalmente, além de poder ser dirigido na estrada, como um carro de baixa velocidade. A empresa pretende iniciar as entregas aos clientes até o fim de 2025.
“Estamos entusiasmados por receber esta certificação da FAA”, disse o CEO da Alef, Jim Dukhovny, em comunicado à imprensa. “Isso nos permite chegar mais perto de trazer às pessoas um deslocamento mais rápido e ecologicamente correto.”
Sobre o carro voador
A Alef começou a desenvolver seus carros voadores em 2015, mas os testes de direção e voo iniciaram em 2019. De acordo com a empresa, o Modelo A tem um alcance de direção de 321 quilômetros e alcance de voo de quase 180 quilômetros.
Leia também: “8 extensões de inteligência artificial do Google Chrome”
A regulamentação informa que esse é um veículo de baixa velocidade. Assim, ele pesa menos de 1,4 mil quilos e não pode ultrapassar 40 quilômetros por hora. O carro voador pode acomodar até duas pessoas.
Além do Modelo A, a Alef desenvolve outro veículo voador elétrico, com lançamento previsto para 2035. Batizado “Modelo Z”, o carro é um sedã para quatro pessoas e está programado para ter um alcance de voo de quase 500 quilômetros, com mais 321 quilômetros de condução. Ainda não é claro, entretanto, qual a altitude máxima que os carros de Alef podem alcançar.
Leia também: “Robô com inteligência artificial pode ‘tomar decisões’ sozinho”
Fonte: revistaoeste