O Mercado Livre é a marca com maior influência digital no Brasil, de acordo com o Radar de Influência Digital, estudo do TEC Institute realizado em parceria com a MIT Technology Review Brasil e a agência de relações públicas Bendita Imagem. Nubank, Google, Amazon e Netflix, nesta ordem, são as outras marcas mais citadas na pesquisa.
O objetivo do levantamento foi compreender os fatores que levam ao destaque digital das marcas, a percepção de inovação e o comportamento de interação dos consumidores. Além disso, os entrevistados justificaram suas escolhas, informaram seus métodos e frequência de interação com as marcas e avaliaram sua percepção de inovação.
Conteúdo relevante e atrativo, respostas rápidas e eficientes, comunicação personalizada e variedade de produtos e serviços foram os principais motivos para a escolha dessas marcas. A pesquisa, divulgada em dezembro, também trouxe as formas com as quais os consumidores interagem com as empresas. O uso diário dos produtos foi o mais citado pelos entrevistados. Compra online, redes sociais, site e aplicativo, nesta ordem, completam a lista.
Quanto à frequência de contato com a empresa, a maioria dos entrevistados disseram que ele ocorre “ocasionalmente” (de 1 a 3 vezes por semana). “Raramente” (1 vez por semana) vem na segunda posição, seguido por “muito frequentemente” (mais de um dia) e “frequentemente” (uma vez ao dia). A pesquisa também considerou a possibilidade de “nunca” entrar em contato, que ficou na última posição.
Marcas mais lembradas ganham mais pontos na pesquisa
O Radar de Influência Digital ouviu mais de 400 pessoas de todo o Brasil durante o mês de novembro de 2024. A metodologia adotada considerou um sistema de pontos (5, 3 e 1) para classificar as marcas de acordo com sua posição na lembrança dos participantes. Os consumidores foram convidados a citar até três marcas que consideram ter uma forte presença digital em um formulário online. Na hora de responder às perguntas sobre o porquê da escolha da empresa e sobre a sua frequência de interação, foi utilizada a escala Likert, que avalia opiniões ou sentimentos em graus, como “discordo” a “concordo totalmente”.
Ao todo, mais de 350 marcas foram citadas, mas nenhuma obteve mais de 70% das escolhas. Segundo o CEO da MIT Technology Review, Andre Miceli, o mercado é muito competitivo e existem múltiplas opções na mente dos consumidores. “Esse número expressivo, além de refletir a grande diversidade e fragmentação do mercado digital no Brasil, também indica que os consumidores têm percepções e preferências variadas, abrangendo desde grandes players, reconhecidos nacionalmente, até marcas de nicho ou regionais que se destacam em contextos específicos”, analisa.
“O consumidor brasileiro interage com as marcas de forma ocasional, mas relevante, seja por meio de compras online, uso de aplicativos ou redes sociais. Essa frequência moderada, mas constante, demonstra a importância do digital como um canal de relacionamento direto”, explica Augusto Pigini, diretor de operações da Bendita Imagem.
Recortes regionais
Olhando o recorte regional, é possível observar que as percepções dos brasileiros diferem entre as regiões do país. A Amazon, por exemplo, quarta colocada no ranking nacional, é a marca mais lembrada no Centro-Oeste, Sudeste e Norte. No Nordeste e Sul, a liderança é do Mercado Livre. Ainda, no Centro-Oeste, depois da Amazon, aparecem no ranking a Nike, o Nubank, a Apple e o iFood. Confira as cinco marcas mais citadas nas outras regiões:
Nordeste: Mercado Livre, Google, Amazon, Nubank e Netflix
Norte: Amazon, Mercado Livre, Google, Nubank e Netflix
Sudeste: Amazon, Mercado Livre, Google, Nubank e Netflix
Sul: Mercado Livre, Nubank, Amazon, Google e Netflix
Conclusões
“Analisando o estudo, percebemos que o mercado digital é altamente fragmentado, competitivo, dinâmico e com diversas marcas disputando a preferência dos consumidores e espaço para inovação e diferenciação em todas as regiões do país”, analisa Miceli.
“Não há uma marca que domine o cenário digital completamente. Entretanto, o Mercado Livre mostrou uma força digital consistente, sendo lembrado por consumidores de diferentes regiões e faixas etárias. Isso reflete não apenas sua abrangência, mas também sua relevância no dia a dia dos brasileiros”, completa.
A pesquisa ainda revelou influência digital e inovação não são elementos correlatos que coloquem as marcas entre as mais. A percepção de inovação entre as marcas mais lembradas não é dominante, sugerindo que há espaço para trabalhar este atributo como diferencial competitivo.
Marcas como Mercado Livre aparecem em todas as posições (primeira, segunda e terceira), o que indica que elas têm um reconhecimento generalizado e não estão limitadas a uma posição específica. O Nubank e o Google têm presença mais destacada nas primeiras posições mais do que em outras, o que pode indicar liderança ou pioneirismo em suas áreas.
Fonte: gazzconecta