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Tecnologia

Estudantes desenvolvem programa inovador para inclusão de colega com paralisia cerebral

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Alunos do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 213 de Santa Maria, no Distrito Federal, criaram um programa que dá voz a uma amiga que tem paralisia cerebral. Quando falamos de inclusão, é disso que estamos falando!

Ana Vitória Soares Oliveira tem dificuldade de fala e locomoção, mas os amigos da turma trataram de ajudar. A Caixa Robótica é um equipamento que permite que Ana digite o que quiser, transformando em som.

Além disso, as amigas colocaram uma interface inicial com botões, que dão respostas usadas frequentemente de maneira bem mais ágil. O equipamento deu super certo e avançou na construção de um ambiente educacional mais inclusivo.

Desafio científico

Tudo começou quando o professor William Vieira de Araújo, tentou adaptar as de Ana.

“Ao trazer o para a Ana, percebi a habilidade que ela tinha em escrever e ler rapidamente com o programa”, destacou o professor.

O docente então levou um desafio para as amigas de Ana, que fazem parte do projeto Roboticraft, do CEF 213.

O Roboticraft, em parceria com o M²ICE, da Universidade de Brasília (UnB), é um projeto para estimular meninas e mulheres a se interessarem pelas ciências exatas, promovendo a presença do gênero feminino nesta área.

“Eu levei esse problema para as meninas do projeto, e elas já se empolgaram em tentar resolver essa situação. Começamos a estudar sobre o programa mais profundamente”, reforça”, explicou William.

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“A Voz da Ana”

Foi então que nasceu o projeto “A Voz da Ana”. 11 estudantes da escola ajudaram na criação de uma solução para as dificuldades que a menina tem para se comunicar.

Um texto de fundo do programa Scratch serviu de base para a criação do sistema. Enquanto desenvolviam tudo, elas se aprofundaram em programação e engenharia.

Para o primeiro protótipo, a Caixa Robótica era feita de papelão. Mas elas estudaram até mesmo a engenharia do equipamento, para construir uma caixa mais sólida.

“Quando nós apresentamos o equipamento pra Ana, ela rapidamente começou a digitar e escrever coisas que estavam na cabecinha dela, e nós percebemos como a Ana enxergava o mundo. Ela começou a interagir em sala de aula, conversar com os professores, falava o nome dos colegas, ajudava a fazer a chamada. Isso fez com que ela começasse a entender melhor e participar mais do processo de ensino-”, destacou o professor em entrevista à Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Além da sala

O projeto rompeu as barreiras da sala de aula. Inspirando inclusão, a criação emocionou Raquel Antunes, vice-diretora da escola.

“Quando vi a caixa que as meninas fizeram pela primeira vez, comecei a chorar”, confessou a profissional.

Com o auxílio da tecnologia, o grupo de estudantes conseguiu transformar a realidade da amiga e avançar para um ambiente mais inclusivo.

O equipamento ajuda Ana a se comunicar e mudou toda a dinâmica da sala. Foto: Ascom/SEEDF.

O equipamento ajuda Ana a se comunicar e mudou toda a dinâmica da sala. Foto: Ascom/SEEDF.

Depois da invenção, Ana passou a se comunicar e interagir muito mais na sala. Foto: Ascom/SEEDF.

Depois da invenção, Ana passou a se comunicar e interagir muito mais na sala. Foto: Ascom/SEEDF.

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

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Fábio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo