O CEO da Tesla, Elon Musk, anunciou em uma postagem no Twitter/X que a empresa revelará seu produto de robotáxi em 8 de agosto. Ele deu a declaração nesta sexta-feira, 5.
Elon Musk tem falado sobre o projeto de robotáxi há anos. Agora, essa iniciativa poderia representar um importante negócio para a montadora — especialmente em um momento de desaceleração do crescimento, que tem deixado os investidores cautelosos.
Como resultado do tuíte de Elon Musk, as ações da Tesla subiram mais de 3% no mercado de ações norte-americano. O anúncio da data de revelação ocorreu depois de a agência Reuters informar que os planos do aguardado modelo de carro de baixo custo da Tesla foram cancelados, o que levou o bilionário a acusar a Reuters de mentir.
O desafio de Elon Musk no setor de veículos autônomos
Embora Elon Musk tenha prometido em 2015 que os carros da Tesla alcançariam “plena autonomia” em três anos, e em 2016 tenha afirmado que a montadora seria capaz de enviar um de seus carros em uma viagem transcontinental sem intervenção humana, a empresa ainda não entregou um robotáxi, veículo autônomo ou tecnologia que transforme seus carros em veículos automatizados de nível 3.
A unidade de veículos autônomos da Alphabet, a Waymo, opera serviços comerciais de transporte sem motorista em Phoenix, São Francisco e Los Angeles. Agora, está se expandindo na base da Tesla em Austin, Texas.
Recentemente, a Waymo fechou uma parceria de vários anos com a Uber e usará seus robotáxis para entregar alimentos para o Uber Eats no Arizona. Na China, a unidade autônoma da Didi opera comercialmente em mercados como Guangzhou.
Algumas empresas têm enfrentado dificuldades em um mercado concorrido. Na sexta-feira, a Apple fechou sua unidade de veículos autônomos e demitiu cerca de 600 pessoas associadas ao projeto. O serviço de carros autônomos da GM, o Cruise, anteriormente oferecia serviços de carros autônomos em San Francisco antes de ser encerrado sob escrutínio regulatório depois de um acidente. De lá para cá, a frota de robotáxis da Cruise foi suspensa, governos locais e federais iniciaram investigações próprias e a liderança da Cruise foi reformulada.
Na Tesla, as datas de “revelação” não indicam uma data próxima para o lançamento comercial de um novo produto. Por exemplo, a Tesla revelou seu caminhão totalmente elétrico, o Semi, em 2017. Contudo, as entregas só começaram em dezembro de 2022, com a produção e venda ainda limitadas até hoje.
Fonte: revistaoeste