O gigante de armazenamento em nuvem Dropbox se juntou hoje à briga de empresas de tecnologia que anunciam demissões. A empresa anunciou hoje que demitirá 16% de seus funcionários, o equivalente a cerca de 500 funcionários, devido à desaceleração do crescimento e — nas palavras do CEO Drew Houston — porque “a era da IA da computação finalmente chegou”.
Estas parecem ser as primeiras demissões que a empresa fez desde janeiro de 2021, quando demitiu 315 funcionários no auge da pandemia da COVID-19.
O último abate foi anunciado à equipe em um memorando do CEO e co-fundador Drew Houston, bem como em um documento da SEC.
O arquivamento da SEC observou que a empresa incorrerá em encargos de aproximadamente US $ 37 milhões a US $ 42 milhões em conexão com demissões, que serão registradas no segundo trimestre. Os resultados do primeiro trimestre, que serão divulgados na próxima quinta-feira, 4 de maio, estarão em linha ou mesmo acima das expectativas, acrescentou.
Ironicamente, mesmo com os fortes resultados e o fato de o Dropbox ser lucrativo, Houston disse que a empresa está optando por dar um passo preventivo para cortar empregos e investir em novas áreas para acompanhar o ritmo da mudança, dado que o crescimento está desacelerando.
“Embora nosso negócio seja lucrativo, nosso crescimento está desacelerando. Parte disso se deve ao amadurecimento natural de nossos negócios existentes, mas, mais recentemente, os ventos contrários da recessão econômica pressionaram nossos clientes e, por sua vez, nossos negócios. Como resultado, alguns investimentos que costumavam gerar retornos positivos não são mais sustentáveis ”, escreveu ele.
O interessante é que ele também cita a IA como um fator importante.
“Em segundo lugar, e mais consequentemente, a era da IA da computação finalmente chegou”, continuou ele. Acreditamos há muitos anos que a IA nos dará novos superpoderes e transformará completamente o trabalho do conhecimento. E estamos construindo esse futuro há muito tempo, como o pipeline de produtos deste ano demonstrará.”
Para aqueles que vêm alertando que a IA inevitavelmente levará à perda de mais empregos, isso será um desenvolvimento alarmante. O mais cínico pode argumentar que é uma desculpa fácil e oportuna para cortar custos agora, para manter o mercado e os investidores otimistas de que o Dropbox está mudando com os tempos e não será interrompido na próxima onda de inovação.
Houston disse que a equipe afetada será notificada hoje e terminará o trabalho até amanhã. A empresa tinha 3.125 funcionários antes da mudança de hoje.
Mais de 184.000 pessoas foram demitidas no setor de tecnologia em 2023 em quase 620 empresas de tecnologia, de acordo com o rastreador Layoffs.fyi. Com conteúdo do Techrunch.
Fonte: Andre lug