Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Dragonflight quer tornar World of Warcraft mais acessível

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Com lançamento marcado para novembro, World of Warcraft: Dragonflight é uma das mais promissoras expansões do emblemático RPG online da Blizzard, que acena com grandes novidades para os jogadores veteranos e também mantém um olhar atento para os recém-chegados – não é pouca gente que evita o game por enxergá-lo de forma muito complicada.

Com mais de uma década de existência, WoW acumula sistemas e nuances mecânicas que realmente, são intimidadoras para um novo jogador que deseja simplesmente criar um personagem e embarcar em uma das mais famosas aventuras do mundo dos games.

O Game On conversou com os desenvolvedores Brian Holinka, designer de sistemas de combate, e Crash Reed, designer líder de UX, para descobrir como a Blizzard quer trazer novas experiências para os jogadores de longa data e ao mesmo tempo, facilitar a entrada de novos aventureiros.

Aliança e Horda jogando juntas

Por se tratar de uma expansão baseada na exploração de um novo território ao invés de uma guerra contra algum mal primordial, Dragonflight traz certa semelhança com Mists of Pandaria, porém, dá um passo além: enquanto naquela expansão personagens da raça Pandarem podiam escolher se juntar à uma das facções rivais, Aliança ou Horda, agora os personagens de ambos os grupos podem se unir em grupos mistos, tanto para desvendar os mistérios do novo território quanto para lutar nas arenas e masmorras.

Nós permitimos que as pessoas criem grupos mistos, jogando com amigos da outra facção e que entrem na arena juntos, é como nos filmes de gladiadores e até nos mangás de World of Warcraft!“, contou Holinka. “Unir o grupo para sobreviver na arena, se juntar com aliados independente da facção“. Para quem acha estranho ver heróis dos dois lados atuando juntos, o designer avisa: “Você verá muita luta acontecendo no War Mode. Há rivalidades que não somem tão fácil“.

Arsenal de ‘Builds’

Quem joga World of Warcraft sabe o tempo que se passa calculando e distribuindo pontos nas árvores de Talentos, que são os poderes e habilidades que definem como uma classe de personagem funciona. Não são poucas opções e há combinações de talentos que são mais úteis em determinados modos de jogo: o que funciona no PvP é diferente do que será usado em uma raide, por exemplo.

Para facilitar a vida dos jogadores, uma das grandes novidades de Dragonflight é a opção de gravar ‘builds’ e alternar entre elas quando quiser. O jogador terá ao todo 11 espaços de armazenamento para as ‘builds’ de seus personagens – uma inicial, sempre disponível, e mais 10 que podem ser preenchidas como o jogador quiser.

Holinka acredita que esse é um recurso importante, pois para ele, o jogador passa muito tempo com uma calculadora e redistribuir pontos para cada atividade pode ser bem demorado atualmente, já que são dezenas de talentos e não sete como nos primeiros dias de World of Warcraft.

Para o designer de combate, isso também pode ser usado por criadores de conteúdo como uma nova maneira de interagir com os seus fãs. “Agora teremos muitas oportunidades para os jogadores compartilharem suas árvores de talentos, até mesmo entre influenciadores e seus públicos, o criador de conteúdo poderá compartilhar a sua distribuição de talentos e será fácil para os seus fãs copiarem e usarem a mesma ‘build’“, sugere Holinka.

Especializações das Profissões

Os jogadores em World of Warcraft podem ser guerreiros, magos, druidas e muitas outras classes heróicas, mas também podem ter profissões – e há quem passe mais tempo no jogo se dedicando a aprimorar sua habilidade de criação de itens do que matando monstros em dungeons.

Pensando nessa parcela da comunidade, os desenvolvedores de Dragonflight estão preparando uma série de novidades para o jogo: “Estamos incluindo um sistema de encomendas e diferentes níveis de qualidade para os reagentes e ingredientes coletados. O jogador terá ferramentas que poderá equipar no personagem, e árvores de talentos de profissão para se especializar“, contou Reed. “Por exemplo, um ferreiro poderá se especializar em fabricar armaduras e se tornar o melhor fabricante de armaduras do seu servidor, recebendo encomendas de todos os outros jogadores“.

Segundo Reed, “as qualidades dos reagentes vão influenciar na qualidade dos itens produzidos e isso vai resultar em preços diferentes para encomendas específicas. Também haverá ingredientes extras que renderão bônus. Essa variedade maior aumenta as chances do jogador produzir equipamentos melhores“. São recursos e mecânicas que aumentam o interesse dos jogadores por atividades paralelas que, normalmente, acabam deixadas de lado ao se atingir o ‘end game’.

World of Warcraft receberá a expansão Dragonflight em 28 de novembro.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.