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Tecnologia

Dona de Fortnite é multada em quase R$ 3 bi por invasão de privacidade

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A Epic Games, produtora de Fortnite, vai pagar uma multa de US$ 520 milhões, quase R$ 3 bilhões na cotação atual, após uma investigação federal nos EUA descobrir que a empresa tinha invadido a privacidade de crianças e enganado jogadores para comprarem coisas que eles não queriam.

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A Federal Trade Comission (FTC) é a agência reguladora de comércio dos EUA, e a própria, a penalidade aplicada  nesta segunda (19) é a maior da história da agência. Em resposta, a Epic Games disse que “Nenhum desenvolvedor cria um jogo com a intenção de parar aí“.

Entenda o caso

O que a Epic fez de errado? Segundo o FTC, a companhia faturou muito dinheiro com crianças, sem seguir as regras de proteção de privacidade online de menores. 

A penalidade foi resultado de duas sanções emitidas pela agência, que totalizaram quase R$ 3 bilhões. A primeira sanção foi pela Epic coletar informações pessoais dos jogadores menores de 13 anos e também pelo chat por voz e por texto do jogo ser ligado por padrão.

Essas duas coisas violam a Lei de Proteção da Privacidade Infantil (Children’s Online Privacy Protection Rule) e resultadram em uma penalidade de US$ 275 milhões e no comprometimento da Epic em mudar a configuração padrão de chat de Fortnite.

A segunda sanção é por “usar padrões obscuros para enganar jogadores a fazerem compras indesejadas“. A Epic foi acusada de facilitar a compra acidental de skins ao  invés de prevenir o erro, e de dificultar a localização da opção de reembolso quando o jogador quer desfazer a transação.

Segundo o FTC, alguns jogadores que desfizeram transações tiveram suas contas banidas pela empresa, ficando sem acesso a outros itens que tinham comprado anteriormente.

Esta segunda sanção vai custar US$ 245 milhões para a Epic, que terá que reembolsar os jogadores afetados por compras não-intencionais.

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O que a Epic tem a dizer

Em um em seu blog oficial, a Epic aponta as mudanças nas leis de comércio online envolvendo games: “O velho status quo para comércio dentro do jogo e privacidade mudou, e muitas práticas dos desenvolvedores devem ser reconsideradas“.

Nós compartilhamos os princípios indeléveis de justiça, transparência e privacidade que o FTC representa, e as práticas referendadas pela FTC não são como Fortnite é operado“, diz a .

Entre as práticas que a Epic não considerava como aproveitadoras, mas que mudou após a investigação, estão:

  • Salvamento automático de forma de pagamento
  • Compras com um único apertar de botão
  • Ausência de reembolso automático
  • Ausência de limites para compras de jogadores com menos de 13 anos de idade
  • Desabilitar contas que buscaram reembolso por compras não intencionais

A multa de US$ 520 milhões certamente não é pequena, mas é bom lembrar, Fortnite sozinho gerou mais de US$ 9 bilhões em seus dois primeiros anos de vida.

Gratuito para jogar, mas com compras dentro do jogo, Fortnite está disponível para Android, PC, PS4, , Switch, Xbox One e Xbox Series X/S.

Fonte: terra gameon

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