Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Descubra o Smartphone com Tela Inovadora ‘Não Newtoniana’

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Lei da Viscosidade, escrita em 1687 por Isaac Newton, diz que os fluidos têm viscosidade constante – que não muda se você aplicar pressão eles. Mas há fluidos que se comportam de outra forma: eles ficam mais viscosos, e portanto mais resistentes, sob pressão.

São os chamados materiais não newtonianos – e a Samsung usa um deles na tela dobrável de seu novo , o Galaxy Z Fold 6 (R$ 12.420). A empresa se refere ao material, cuja composição não revela, como shear thickening fluid (“fluido de espessamento sob pressão”).

Informações sobre a tela do Galaxy Z Fold 6.
(Arte/Superinteressante)

Ele é aplicado na fábrica, durante a produção do Z Fold, e fica entre a primeira e a terceira camadas da tela – que são, respectivamente, feitas de plástico e vidro flexível. Se a tela for pressionada de forma anormal, as partículas do fluido formam blocos mais densos [veja quadro acima], ajudando a evitar danos às outras camadas.

É uma solução tecnológica para aumentar a durabilidade da tela dobrável – que ainda desperta receio em parte dos usuários. Mesmo assim, a Samsung segue recomendando alguns cuidados, como não colocar o Z Fold no bolso junto com , moedas ou cartões.

window.NREUM||(NREUM={});NREUM.info={“beacon”:”bam.nr-.net”,”licenseKey”:”a715cdc143″,”applicationID”:”420428730″,”transactionName”:”YF1WYRNXWxJZABFRVlkXdVYVX1oPFxAMVl5bXQ==”,”queueTime”:0,”applicationTime”:987,”atts”:”TBpBF1tNSE0aAkcCQkpF”,”errorBeacon”:”bam.nr-data.net”,”agent”:””}

Fonte: abril

Sobre o autor

Avatar de Fábio Neves

Fábio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo