Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Saiba como contribuir para o avanço das Inteligências Artificiais através da doação de cérebros humanos.

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O boom da IA é construído sobre dados, os dados vêm da internet e a internet veio de nós.

Uma análise do Washington Post de um conjunto de dados públicos amplamente utilizado para treinar IAs mostra como amplamente a indústria de IA de hoje experimentou o tesouro de 30 anos de publicação na web para orientar suas redes neurais.

Por que é importante: Já escreveu um blog? Construiu uma página web? Participou de um tópico do Reddit? É provável que suas palavras tenham contribuído para a educação dos chatbots de IA em todos os lugares.

O quadro geral: embora essa reaproveitação verbal maciça esteja provocando uma briga legal importante sobre se deve ser tratada como uso justo ou roubo, também está inspirando um acerto de contas pessoal para muitos dos milhões cujas postagens construíram o mundo on-line de hoje.

Pensávamos que estávamos compartilhando nossos corações e mentes, e é claro que estávamos.

Como ferramentas de IA visual como Dall-E, Midjourney e Stable Diffusion se tornaram populares antes que os chatbots verbais como o ChatGPT decolassem, os criadores visuais – fotógrafos, ilustradores e artistas finos — foram os primeiros a lidar com essa percepção.

Mas muito mais de nós digitamos algumas palavras na internet do que já gravamos músicas ou desenhamos imagens.

Nota: Esses bancos de dados de treinamento são enormes, mas dificilmente representativos. Algumas culturas, grupos e assuntos são superamostrados; muitos outros são injustamente negligenciados. E todos os vieses, limitações e aspectos tóxicos da cultura da internet aparecem nos dados de treinamento de IA.

Seja inteligente: a fome da IA por dados de treinamento lança toda a história de 30 anos da internet popular sob uma nova luz.

Desse ponto de vista, a existência desses vastos “cadáveres” de dados foi uma consequência não intencional profundamente importante do surgimento da própria web.

Hoje, essa consequência não intencional está na frente e no centro de nossa experiência on-line — lembrando-nos de que tudo o que estamos fazendo agora com e para a IA, por sua vez, moldará o futuro de maneiras que não podemos prever.

Com conteúdo do Axios.

Fonte: Andre Lug

Sobre o autor

Avatar de Fábio Neves

Fábio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo