Guardiões da Galáxia Vol. 3 já está nos cinemas, e com ele temos a estreia do Alto Evolucionário no Universo Cinematográfico Marvel, que é o grande vilão do longa. Mas afinal, quem é esse personagem nos quadrinhos? Ele tem realmente alguma coisa a ver com a criação do Rocket Raccoon?
Aqui, apresentamos a história desse personagem nos quadrinhos, que dentre outras coisas, criou a Contra-Terra e concedeu a Adam Warlock a Joia da Alma que se tornou parte crucial do personagem.
10 – Origem
Herbert Wyndham nasceu em Manchester, na Inglaterra. Um estudante na década de 1920, Herbert foi inspirado pelo trabalho de Nathaniel Essex, o homem que se tornaria o Sr. Sinistro, e quis realizar seus próprios experimentos genéticos, trabalhando com ratos no porão de seus pais.
Mais tarde, quando participava de uma conferência em Genebra, Herbert foi abordado por um inumano disfarçado, que deu a ele os códigos genéticos de seu povo. Como resultado, ele criou um soro que permitia a alteração genética, mas seu polêmico trabalho o levou a ser expulso da Universidade de Oxford.
9 – Novos Homens
Fazendo experiências em si mesmo, Herbert passou a se chamar Alto Evolucionário, e continuou sua pesquisa em um laboratório localizado no Monte Wundagore, onde criou vários animais humanóides que chamou de Novos Homens.
Os Novos Homens restantes foram treinados com o código da cavalaria, e logo se tornaram conhecidos como os Cavaleiros de Wundagore. Era sua tarefa defender a Montanha Wundagore do mundo exterior.
O Alto Evolucionário então decidiu que queria ensinar seus Novos Homens a respeito do mundo exterior e então capturou uma professora, Jane Foster. Quando Thor veio resgatá-la, ele interrompeu um dos experimentos do Alto Evolucionário, o que criou o Homem-Fera. Ele era tão poderoso que exigiu Thor e de todos os Novos Homens para derrotá-lo. Após esses eventos, o Alto Evolucionário então estabeleceu Wundagore II em outro planeta, temendo que os cidadãos da Terra não entendessem sua pesquisa.
8 – A Contra-Terra
O Alto Evolucionário assumiu, de tempos em tempos, a responsabilidade de tentar mudar a raça humana. Ele logo ganhou a habilidade de evoluir ou involuir a si mesmo ou aos outros. Ele então decidiu criar uma nova Terra mais evoluída e livre do mal. Usando as Joias do Infinito e sua tecnologia evolutiva, ele criou a Contra-Terra, que orbitava o Sol no lado oposto da Terra e estava escondida fora de fase com a dimensão.
A Contra-Terra era um lugar onde seus Novos Homens poderiam crescer e evoluir em sua própria sociedade, e ele poderia estudá-los. A ideia era que o novo planeta seria um paraíso quando a população tivesse evoluído completamente. Infelizmente, um dos experimentos do Alto Evolucionário impediu que isso acontecesse. O Homem-Fera corrompeu o trabalho do cientista.
7 – Adam Warlock
Nos quadrinhos, a Joia da Alma é algo fortemente entrelaçado com a história de Adam Warlock. Quando o Alto Evolucionário criou a Contra-Terra, ele o fez usando as Joias do Infinito, e quando enviou Warlock para lá, deu ao super-ser a Joia da Alma para ajudá-lo em sua missão de proteger o planeta da ameaça do Homem-Fera.
A Joia da Alma fornece o poder de controlar a realidade, especificamente permitindo que seu usuário manipule as almas de todos no universo, vivos ou mortos. Ostentando a Joia na testa, Warlock a usou para aumentar seus poderes na Contra-Terra.
6 – Homem-Fera
E por falar no Homem-Fera, ele acabou se tornando uma das maiores ameaças aos planos do Alto-Evolucionário – o que é irônico, considerando que trata-se de uma de suas criações.
O Homem-Fera é um dos muitos animais evoluídos artificialmente pelo Alto Evolucionário. Quando o vilão foi atacado por Thor enquanto o Homem-Fera estava sendo alterado, isso fez com que ele permanecesse na solução evolutiva por muito tempo; resultando em um ódio por todas as formas de vida.
Foi ele o responsável por ter inserido a semente da maldade na Contra-Terra, acabando com os planos do Alto-Evolucionário de criar uma sociedade pacífica e perfeita. A última vez que o Homem-Fera apareceu, no entanto, o Alto-Evolucionário finalmente conseguiu desenvolvê-lo de volta para um lobo normal.
5 – Feiticeira Escarlate e Mercúrio
A conexão entre a Montanha Wundagore e a Feiticeira Escarlate assume uma nova dimensão dramática quando o Alto Evolucionário revela que suas experiências genéticas resultaram na criação de Wanda e Pietro Maximoff, mais conhecidos como Feiticeira Escarlate e Mercúrio. Este enorme retcon os desconectou de Magneto, que eles acreditavam ser seu pai.
Isso significava que os dois personagens poderosos não eram mutante, mas derivavam seus poderes dos experimentos do vilão com eles. Este retcon permanece em vigor, embora muitos leitores tenham achado péssima a mudança e peçam até hoje que os gêmeos voltem à sua origem clássica.
4 – A Guerra do Alto Evolucionário
Após vagar muito tempo pelo cosmo em sua nave estelar, o Alto-Evolucionário decide voltar à Terra e levar em frente o seu sonho de levar a humanidade ao próximo patamar de evolução.
Divididos em Purificadores, Eliminadores e Recolhedores, sua tropa começa a executar diversas ações. Primeiro manda seus purificadores esterelizarem todos os seres humanoides que vivem nos subterrâneos, para cortar esse ramo da árvore genealógica humana.
Em seguida, envia seus eliminadores para destruir todas as drogas psicotrópicas e outros poluidores genéticos. Em seguida, alista os Eternos para desvendarem os segredos da configuração genética do Surfista Prateado. Apesar de seus métodos cada vez mais violentos, o Alto Evolucionário ainda se considerava um deus benevolente. Por fim, ele foi parado pelos Vingadores.
3 – Poder Cósmico
O Alto-Evolucionário já criou um dispositivo para sugar o Poder Cósmico do Surfista Prateado. Com o Poder Cósmico armazenado, ele prosseguiu com seu plano – roubar a nave de Galactus, a Esfera Estelar.
Usando essa nave e dotado de Poder Cósmico, ele encontraria mundos mortos e lhes daria vida, agindo ao contrário de Galactus. Ele também criou seu próprio arauto a partir de Suzi Endo.
Ele planejou deixar a Terra por conta própria, mas queria mostrar a eles que eles também poderiam ser mudados pelo poder do Alto Evolucionário. Então, ele planejou usar seus poderes de dar vida na Lua, mas foi combatido pela Fundação Futuro e pelo impotente Surfista Prateado.
2 – Poderes e Habilidades
Falando agora sobre poderes e habilidades, o Alto Evolucionário possui uma das maiores mentes da Terra, extremamente conhecedor de biologia, medicina e tecnologia. Depois de desenvolver seu cérebro, ele não apenas aumentou ainda mais sua inteligência, mas também desbloqueou algumas das funções extra-sensoriais do cérebro, como telepatia, telecinese e uma forma limitada de consciência cósmica.
Como parte de sua evolução, o Alto Evolucionário se fundiu ao seu exoesqueleto cibernético altamente avançado tecnologicamente. A armadura fornece a ele imenso poder de ataque, campos de força, alteração de tamanho, levitação e voo. O exoesqueleto fornece também suporte de vida em todas as pressões e temperaturas e ainda inclui dados de backup de seu genoma e padrões cerebrais. Isso deixa o Alto Evolucionário virtualmente imortal, pois ele pode ser curado ou completamente reformado por sua armadura se seu corpo for danificado.
1 – Em Outras Mídias
O Alto Evolucionário já apareceu em outras mídias, como no desenho animado dos X-Men de 1990. No entanto, sua participação mais proeminente veio na série animada Homem-Aranha: Ação Sem Limites, onde é apresentado como o antagonista central da trama.
Nesta série, o Homem-Aranha acaba na Contra-Terra depois de tentar impedir que Venom e Carnificina sequestrem um foguete, e descobre que o planeta é governado pelo Alto Evolucionário. Aliás, já temos um vídeo aqui no canal sobre essa animação, que você pode conferir clicando ali no card.
Fonte: terra gameon