Um ano após seu lançamento para PC e PlayStation 5, Deathloop chegou em mais plataformas e recebeu um mega update chamado “Goldenloop”. A principal novidade aqui é um final estendido, que praticamente deixa definido qual será o fim canônico para a saga e explica um pouco mais do que ocorre após Colt quebrar o loop temporal na ilha Blackreef. Mas afinal, o que este novo desfecho significa?
Obviamente o conteúdo a seguir estará repleto de spoilers da história do jogo, prossiga por sua conta e risco! Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre o game e só continue a leitura se quiser saber o que acontece nos diferentes finais de Deathloop:
Três finais
Dando uma breve recapitulação, Deathloop apresenta ao jogador um dilema logo após Colt conseguir matar todos os Visionários em um único loop e chegar no esconderijo de Julianna. Neste momento a garota apresenta um par de armas de duelo, bem na vibe de velho oeste, e é preciso fazer uma escolha que vai definir qual será o desfecho da história.
Em um dos finais, o jogador poupa Julianna e vê uma conclusão parecida com tomar a pílula azul do filme Matrix. Colt e Julianna não quebram o loop e decidem viver como pai e filha na ilha, repetindo aquele dia infinitamente em uma ilusão eterna, mas agora com os laços familiares restaurados – ao menos por enquanto. A sensação é de um ambiente artificial e sem resolução para ninguém, mas esse era considerado o final bom, já que os protagonistas voltavam a se entender e alguma relação era criada. No entanto, após o último update, não parece ser o que será canônico.
Em outro final, esse considerado secreto, Colt mata Julianna mas mantém a sua vida, o que não encerra o loop e faz com que ele e a garota percam a memória no dia seguinte. Esse é o final caótico. Colt simplesmente reinicia o loop para fazer tudo de novo, talvez pela eternidade. A imagem dele sentado na cadeira de Julianna, apenas esperando o dia acabar para levar consigo as suas memórias, mostra uma versão do protagonista que aprendeu a gostar do inferno onde se enfiou.
A terceira escolha é matar Julianna e então se matar, o que destroi totalmente o loop e inicia o dia seguinte sem que ninguém perca a memória, incluindo todos os Visionários da ilha. Esse final coloca Colt de volta na praia e apresenta uma Julianna enfurecida por conta do fim do experimento. Ela entra em um portal xingando muito e deixa Colt sozinho para refletir. O conflito entre os dois parece ter se intensificado e o céu no horizonte, agora laranja e estranho, quase apocalíptico, aponta para consequências ambientais desastrosas no futuro.
Goldenloop
A principal crítica que Deathloop recebeu no seu lançamento foi justamente ter finais muito curtinhos e insatisfatórios, que resolveram poucos nós criados durante a trama. Por conta disso, o update Goldenloop trouxe uma versão estendida para o final em que Colt quebra o loop ao matar Julianna e se matar logo em seguida. Pelo visto, esse será o canônico.
Nesta nova versão, após Julianna partir pelo portal, é possível ter uma visão melhor do que restou da ilha. As geleiras estão derretidas, o céu cheio de cores estranhas, como se tudo estivesse quebrado no horizonte. Será que o mundo estava à beira de um desastre antes de criarem o loop em Blackreef? O loop era a forma que essa elite conseguiu criar para escapar do apocalipse? Ou será que quebrar o loop que iniciou essa potencial catástrofe e por isso Julianna ficou enfurecida?
Na sequência é mostrado cada um dos Visionários ficando em choque total com a quebra do loop e a necessidade de lidar com o dia seguinte. Relacionamentos criados apenas para vivenciar o aquele dia eterno foram quebrados, especialmente da forma como foi feito por Colt. Dorsey chora muito por ver que sua fama e fortuna nada mais significam e há um desespero geral pelo fim do projeto científico que aconteceu por anos na ilha.
Por fim, a novidade mais importante. O novo final mostra Colt resgatando a IA do Charlie. Vale lembrar que esse robô era um dos poucos da ilha a não perder a memória no fim do dia. Ele tem gravado tudo que aconteceu em cada tentativa de quebra do loop e dados do que rolou antes do experimento, o que pode ser a chave para entender o quebra cabeça. Na companhia de alguns Eternalistas, Colt parte com esse robô rumo ao horizonte e o jogo acaba.
Esse final definitivamente será o canônico e claramente abre espaço para uma inevitável sequência ou DLC que deve contar mais sobre este universo. A Arkane já fez muito isso, como por exemplo nas expansões Death of the Outsider, para Dishonored 2, e Mooncrash, para Prey. O que aconteceu com a Julianna e como ela vai se relacionar com Colt agora? Como reverter ou viver com o que está acontecendo com o mundo? Quem está por trás de todos esses experimentos? Questões que provavelmente serão respondidas nos próximos anos.