Correu o mundo a notícia de que o protagonista da série Pokémon, Ash Ketchum, se tornou campeão mundial da Liga Pokémon após longos 25 anos marcados por tropeços e tentativas frustradas. A perseverança do eterno menino Ash valeu a pena e fãs do mundo inteiro enfim puderam testemunhar sua glória.
Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!
Derivada dos games, a série animada de Pokémon entretanto não compartilha a mesma história, mas ainda assim persiste uma confusão entre Ash, e o personagem que protagoniza os primeiros games lançados para o Game Boy. Na saga surgida no portátil monocromático da Nintendo em 1996, não é Ash, e sim Red, quem dá os primeiros passos no mundo Pokémon.
Red, o treinador pokémon original
Diferente de Ash, que passou 25 anos (mas com carinha de 10) até chegar à sua grande conquista, Red por sua vez foi um menino prodígio. Como conta a história oficial dos games Pokémon Red e Blue (que também é o nome oficial do rival de Red, e personagem que serviu de base para o Gary do desenho), Red saiu da cidade de Pallet aos 10 anos de idade para protagonizar a jornada que milhões de jogadores jogaram nos anos 90: mesmo com pouca experiência conquistou as 8 insígnias da região de Kanto, bateu a Elite 4 e ao final venceu seu rival, sagrando-se como uma lenda.
Além do mais, ao contrário de Ash, que passou várias temporadas atormentado por Jessie e James, dois capangas de baixo nível, Red por sua vez desmantelou sozinho a Equipe Rocket, e bateu seu líder Giovanni.
A segunda geração de jogos, encabeçada pelos games Pokémon Gold, Silver e Crystal, se passa 3 anos depois dos acontecimentos de Red, Blue e Yellow, e lá Red já é considerado uma lenda, cujos feitos são citados por vários NPCs presentes nos jogos. Ele é o desafio final dos games da segunda geração e pode ser desafiado no Mt.Silver com um time de pokémon clássicos da pesada: Pikachu, Espeon, Snorlax, Venusaur, Charizard e Blastoise (nos remakes SoulSilver e HeartGold, Espeon é substituído por Lapras), todos com níveis bem altos. Caso o jogador vença esse desafio, Red lhe concede o “Legend Ribbon”, que atesta a importância do feito.
Posteriormente, Red aparece de forma esporádica dos games Pokémon, mas sempre como uma referência de treinador de alto nível. Em Pokémon Black 2 e White 2, jogos da quinta geração de Pokémon, Red pode ser desafiado no Torneio dos Campeões (Champions Tournament), um torneio composto somente por campeões de diversas regiões e desbloqueado somente no final da jornada do jogador.
A última participação de Red nos games da franquia se dá em Pokémon Sun e Moon, onde ele e seu antigo rival Blue (ambos com visual mais velho que nos primeiros games) desafiam o jogador para batalhas no Battle Tree da região de Alola. Sempre referido como um antigo campeão, Red novamente coloca a habilidade do jogador à prova com o mesmo time de Pokémon clássicos da segunda geração.
Pokémon Gerações
Os feitos de Red, o treinador pokémon original também foram contados em Pokémon Gerações (Pokémon Origins no nome original), uma minissérie em 4 episódios originalmente transmitida em 2013. A série exibe resumidamente a jornada de Red nos jogos da primeira geração. Transmitida alguns dias antes do lançamento de Pokémon X e Y, Pokémon Origins também serviu para divulgar a então nova sexta geração de jogos.
Jogos mais recente da série, Pokémon Scarlet e Violet estão disponíveis para Nintendo Switch.
Fonte: terra.com.br/gameon