Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Como fortalecer a cultura empresarial e escolher o produto ideal para solucionar problemas reais: insights de Vitor Torres, da Contabilizei

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
A jornada do empreendedorismo pode ser repleta de obstáculos, mas com dedicação e valores fortes eles podem ser superados para que sonhos possam ser alcançados. É isso o que defende Vitor Torres, CEO e fundador da Contabilizei, fintech curitibana pioneira na oferta de serviços contábeis digitais para micro e pequenas empresas no Brasil.
Torres participou do podcast do GazzConecta, no qual compartilhou sua trajetória empreendedora e, também da empresa líder no seu segmento no país, que mudou a lógica de operação dos escritórios de contabilidade. Hoje, a Contabilizei atende mais de 50 mil clientes.
Vitor começou sua jornada de empreendedorismo em 2010, quando abriu uma empresa de educação corporativa. Lá, começou a perceber a dificuldade que os métodos manuais de contabilidade impunham para os clientes. A partir disso, percebeu que havia uma oportunidade para tornar o processo mais eficiente de forma disruptiva.
Sempre interessado em tecnologia, ele viu no seu próximo negócio, uma aceleradora de startups, a oportunidade de colocar isso em prática.
“Eu era o cara da família que consertava impressora e formatava computador. Sempre gostei de tecnologia, mas nunca consegui encontrar algo que mesclasse com minha outra paixão, que é a administração de empresas. Pensei: ‘poxa, se hoje trabalho com meu computador, por que tenho que ir no escritório pegar papel? Por que não tem tecnologia nesse processo?’ Aí tive a ideia da Contabilizei”, conta o empresário.
A empresa de contabilidade online operou em modo stealth por um ano, isto é, sem anunciar o negócio publicamente. Neste primeiro ano, Torres conta que os serviços eram disponibilizados apenas para amigos e familiares, a fim de verificar acertos e falhas antes de lançar o projeto no mercado, o que aconteceu em 2014.
“Nas primeiras vendas, eu precisei ligar para as pessoas, enviar meu LinkedIn e dizer quem eu era. Mas, a partir do momento que você consegue um primeiro cliente, presta um serviço bacana e ele fica contente, o boca-a-boca começa a funcionar. O primeiro grande desafio é vender para o primeiro cliente e fazer esse boca-a-boca funcionar”, disse.
O primeiro investimento chegou cinco meses depois, quando a Contabilizei atendia cerca de 50 clientes. Torres planejava terminar o ano de 2014 com 300 clientes, mas o investidor o motivou a ir mais longe e buscar por 1.200. Ao fim do ano, a empresa havia conquistado 1.124 clientes.
De lá para cá, a Contabilizei se tornou uma empresa atraente não só para um amplo mercado de micro e pequenas empresas, mas também para investidores. No início, Vitor não imaginava que chegaria a este ponto, embora tivesse a intenção de criar uma grande companhia – que, agora, registra receitas anuais superiores a R$ 300 milhões.
“Para mim, sempre foi trabalhar um dia após o outro com a intenção de construir uma grande companhia. E construir uma grande companhia significa construir um grande produto que resolve um problema real com pessoas engajadas, com uma cultura forte, com uma marca na qual a gente possa ter confiança e passar essa confiança aos nossos clientes. Então, é dar o seu melhor todos os dias para construir algo que você não sabe muito bem como vai ser para que sua expectativa, seu sonho se torne realidade”, revela.
O bate-papo completo com Vitor Torres você confere no canal do YouTube do GazzConecta.

Fonte: gazzconecta

Sobre o autor

Avatar de Fábio Neves

Fábio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo