O editor de vídeos Duncan Thomsen criou selfies de grandes personalidades históricas com o uso de inteligência artificial (IA), entre elas, Jesus Cristo e seus apóstolos. As imagens têm qualidade realista e se assemelham a fotografias de grandes momentos da história humana.
“Os resultados são hilários, e todos com quem compartilhei meu trabalho não conseguem acreditar como as fotos parecem reais”, disse Thomsen, em entrevista ao jornal britânico Daily Mail. A lista de criações inclui Cleópatra, a rainha Elizabeth I e Napoleão Bonaparte, entre outros.
Para realizar a tarefa, Thomsen usou a Midjourney, uma ferramenta de IA. “Pode ser um processo de programação demorado, porque a IA exige que os usuários digam exatamente o que ela precisa fazer e requer ‘descrições absolutas”‘, explicou Thomsen.
Apesar das dificuldades, ele acredita que a Midjourney será útil para várias áreas, como a educação. “Essa tecnologia pode ser usada nas escolas como uma nova forma de ensinar e envolver as crianças com a história do mundo”, observou. “É como viajar no tempo sem uma máquina do tempo.”
Imagens feitas por IA
Recentemente uma obra feita com o meio da Midjourney foi premiada em uma feira de arte no Estado de Colorado, EUA. Ela se chama Théâtre D’Opéra Spatial (“Teatro de Ópera Espacial”) e é assinada por Jason M Allen. Contudo, existem mais ferramentas capazes de executar essa tarefa.
Em “A arte se liberta do homem”, reportagem para a Edição 138 da Revista Oeste, Dagomir Marquezi fez uma exposição de imagens que ele mesmo criou usando a IA do DALL-E, outra aplicação para esse fim disponível na internet.
Fonte: revistaoeste