A Konami e a Digital Eclipse lançaram nesta terça-feira (30) o jogo Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S, Nintendo Switch e PC. Trata-se de uma coletânea de 13 jogos clássicos beat ’em up das Tartarugas Ninja.
Uma das novidades é que o título tem suporte a multiplayer online (sem crossplay, infelizmente). Também há vários materiais extras disponíveis para consulta, como documentos da criação dos personagens, revistas em quadrinhos, trilhas sonoras e mais. Assista ao trailer abaixo:
Quais são os jogos de Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection?
Como explicamos acima, são 13 jogos clássicos da franquia, lançados entre o fim dos anos 1980 e o início dos anos 1990. São eles:
- Teenage Mutant Ninja Turtles (Arcade)
- Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time (Arcade)
- Teenage Mutant Ninja Turtles (Nintendo Entertainment System)
- Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Arcade Game (Nintendo Entertainment System)
- Teenage Mutant Ninja Turtles III: The Manhattan Project (Nintendo Entertainment System)
- Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (Nintendo Entertainment System)
- Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time (Super Nintendo)
- Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (Super Nintendo)
- Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist (Mega Drive)
- Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (Mega Drive)
- Teenage Mutant Ninja Turtles: Fall of The Foot Clan (Game Boy)
- Teenage Mutant Ninja Turtles II: Back From The Sewers (Game Boy)
- Teenage Mutant Ninja Turtles III: Radical Rescue (Game Boy)
Destes, apenas quatro possuem suporte a multiplayer online, apenas para os jogadores da mesma plataforma (ou seja, usuários de PlayStation não podem jogar com os de Xbox, por exemplo). São eles:
- Teenage Mutant Ninja Turtles (Arcade)
- Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time (Arcade)
- Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (Super Nintendo)
- Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist (Mega Drive)
Quais são as novidades da coletânea?
The Cowabunga Collection traz, basicamente, uma emulação dos jogos clássicos de 8 e 16 bits da franquia. Os gráficos, trilhas sonoras e gameplay são os mesmos. Nos visuais, por exemplo, a configuração padrão dos gráficos é a 4:3 (ou seja, a tela quadrada).
Alterar a visualização para ocupar a tela widescreen inteira pode esticar os gráficos, e a experiência não é tão agradável assim. Já na questão dos controles, os botões foram remapeados para a nova geração, mas ainda é possível personalizá-los ao seu próprio estilo.
Existem algumas mecânicas extras muito bem-vindas. A principal delas é a opção de retroceder: caso o jogador morra ou queira apenas refazer alguma coisa, é possível apertar um botão do controle e voltar a segundos antes no gameplay. Também é possível salvar a qualquer momento durante o jogo.
Também há como jogar com vidas infinitas e alterar a dificuldade do jogo (incluindo um modo fácil). São recursos valiosos, visto que a dificuldade dos jogos de antigamente era muito mais elevada do que a dos atuais.
Mais de 3 mil arquivos estão disponíveis para consulta
Já quanto aos materiais extras, são 3.741 itens ao todo. Eles estão divididos por categoria, mas também é possível pesquisá-los utilizando um buscador integrado ao game. Segundo a Konami, os materiais foram resgatados em parceria com a Nickelodeon (canal de TV do conglomerado Paramount) e a IDW Publishing (editora dos quadrinhos).
Todo o trabalho de busca foi feito durante a pandemia, explicou a Konami durante um evento fechado à imprensa brasileira. Os pesquisadores encontraram arquivos que “nem sequer sabíamos que existiam”. Agora, tudo está à disposição para os jogadores logo no início do game, ou seja, não é preciso progredir nos jogos para consultar os materiais.
A equipe de desenvolvimento também criou guias inéditos para cada jogo, que lembram revistas de videogame antigas. Com gráficos, capturas de tela e textos, esses guias ensinam o básico de cada jogo. Os menus também trazem a estética dos quadrinhos, dando um ar fofo e bonito ao game.
Infelizmente, o jogo não está localizado em português do Brasil (apenas em inglês, francês, italiano, alemão, espanhol e japonês). Apesar de os jogos não terem tantos diálogos, seria interessante termos a tradução dos documentos ou dos guias de jogo, por exemplo.
Como estamos falando dos jogos retrô, não espere grandes novidades como ocorreu em Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge, também lançado neste ano. São propostas diferentes: The Cowabunga Collection é um jogo para os nostálgicos, especialmente os colecionadores e fãs de carteirinha da franquia.
Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection está disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S, Nintendo Switch e PC. O preço varia entre R$ 170 e R$ 200, dependendo da plataforma.
Trending no Canaltech: