O GPTutor foi projetado para ajudar iniciantes a aprender a programar ou profissionais a entender o código de outras pessoas. De acordo com a equipe, o sistema fornece explicações melhores do que o ChatGPT.
Ferramentas de programação baseadas em IA, como o GitHub CoPilot, são amplamente utilizadas atualmente, e as capacidades de programação do ChatGPT e especialmente do GPT-4 estão sendo utilizadas por não profissionais para desenvolver suas próprias aplicações. No entanto, essas ferramentas também têm um grande potencial como tutores digitais para ensinar iniciantes a programar ou ajudar profissionais a entender o código de terceiros mais rapidamente.
Pesquisadores de Taiwan e Canadá apresentam o GPTutor, uma extensão para o Visual Studio Code baseada no ChatGPT, que é uma ferramenta de programação para explicar código.
O GPTutor contorna os problemas do ChatGPT e do CoPilot
De acordo com a equipe, o GPTutor fornece melhores resultados do que o CoPilot ou o ChatGPT ao explicar código. A equipe identificou três problemas comuns dos sistemas existentes:
- Visão superficial: Eles fornecem insights com base apenas no código do arquivo atual e podem deixar de considerar a lógica de domínio, especialmente ao analisar código orientado a objetos que importa objetos de outros arquivos.
- Informações desnecessárias ou irrelevantes: Outros sistemas frequentemente fornecem explicações desnecessárias para todo o código, mesmo para uma linha específica, resultando em informações desnecessárias ou até mesmo fictícias.
- Falta de conhecimento atualizado: Modelos de linguagem como o ChatGPT foram treinados com dados até 2021 e, portanto, não conseguem fornecer explicações satisfatórias para bibliotecas novas, impopulares ou privadas além desse período.
GPTutor evita esses problemas enriquecendo o modelo subjacente – o GPT-3.5-turbo da OpenAI foi usado nos testes – com informações adicionais. A extensão utiliza várias APIs no Visual Studio Code para extrair a linguagem de programação e o código do arquivo atual, bem como o código-fonte por trás das funções selecionadas. Esses dados são então enviados para um modelo de linguagem que utiliza as informações disponíveis para explicar o código. Se apenas uma linha de código for selecionada, apenas essa linha será explicada.
GPTutor fornece explicações melhores do que o ChatGPT
Nos testes, a equipe afirma ter demonstrado que o GPTutor fornece explicações mais relevantes, em média, do que o CoPilot ou o ChatGPT. É menos provável que produza informações irrelevantes ou até mesmo incorretas e, ao depender de código externo, pode fornecer informações que nenhum outro sistema pode.
No futuro, a equipe planeja aprimorar ainda mais o desempenho do GPTutor por meio de engenharia em tempo real. Por exemplo, eles afirmam que uma busca heurística poderia ser usada para identificar o código relevante na base de código. Após transformar o código em várias possíveis sugestões, o GPTutor poderia oferecer diferentes explicações para identificar as preferências do usuário e fornecer explicações personalizadas e uma melhor experiência do usuário.
O GPTutor está disponível no Visual Studio Code Extension Marketplace e o código-fonte está disponível no GitHub.
Fonte: Andre Lug