Os aplicativos de Inteligência Artificial (como o ChatGPT) possuem uma quantidade de funções difíceis até de listar. Mas na hora de procurar alguma coisa na internet, ainda “damos um google”.
O Perplexity (“perplexidade”) surgiu – e está sendo divulgado agora – para unir as duas funções. É um mecanismo de busca baseado em inteligência artificial. Buscas no Google tendem a ser meio caóticas, misturando links com publicidade e imagens.
Pedi à plataforma uma lista de cinco inovações do Perplexity. Resposta:
- : O Perplexity AI é capaz de gerar texto de forma avançada, auxiliando na criação de conteúdo de alta qualidade e relevância.
- : A plataforma fornece respostas claras e rápidas, com a capacidade de indicar a origem das informações coletadas, o que a torna uma ferramenta inovadora para a obtenção de informações personalizadas2.
- : Reconhecida como uma plataforma que desafia até mesmo grandes motores de busca, como o Google, a Perplexity AI tem ganhado reconhecimento no mercado2.
- : Além de fornecer respostas claras e rápidas, a plataforma tem a capacidade de indicar a origem das informações coletadas, o que a torna uma ferramenta inovadora para a obtenção de informações personalizadas2.
- : A Perplexity AI é uma ferramenta de assistência à escrita baseada em IA, o que a torna inovadora no auxílio aos usuários na verificação de gramática, ortografia e estilo de escrita
Com sede em San Francisco, na California, o Perplexity enfrenta a concorrência de várias plataformas de busca à base de inteligência artificial. Ele é gratuito, mas uma versão Pro, com mais recursos, fica por 20 dólares mensais (ou 200 anuais) – mais ou menos o preço do ChatGPT. Segundo ele próprio, “além de ser um mecanismo de busca, o Perplexity AI possui recursos como assistência à escrita baseada em IA, geração de texto avançada, respostas personalizadas e rápidas, capacidade de indicar a origem das informações e compartilhar informações relevantes com os usuários”. Disponível para computadores e smartphones.
Fonte: revistaoeste