Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Brasileiros ganham medalhas na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Brasil conquistou quatro medalhas de ouro e uma de bronze na 16ª edição da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), realizada de 25 a 29 de novembro na Costa Rica, relata a CNN.

O ouro foi para os estudantes Larissa Midori, Lucas Praça, Filipe Ya Hu e Luca Pimenta, enquanto Arthur Gurjão ficou com o bronze. Luca Pimenta também alcançou a segunda maior pontuação geral da competição e recebeu a medalha de prata.

A equipe foi liderada pelos professores Júlio Klafke, Fellipy Silva e Heliomarzio. Segundo Klafke, “todos eles se prepararam o ano inteiro com muita dedicação e entusiasmo. Estamos orgulhosos”.

Luca Pimenta, de 16 anos, estudante do Colégio Etapa de Valinhos (SP), disse que o desempenho vai além de um marco acadêmico. “As Olimpíadas de Astronomia foram o que me possibilitou estudar a teoria, a matemática por trás do que acontece no céu”, afirmou o jovem.

“Conseguir a medalha e o segundo lugar é um sonho realizado desde a infância. Ter uma premiação em competição internacional é algo que pesa bastante de forma positiva no currículo. Como um dos meus sonhos é passar numa universidade fora do Brasil, isso pesa bastante.”

Cooperação internacional

reúne competidores de 13 países da , que participam de provas teóricas, práticas, desafios de observação astronômica e lançamentos de foguetes feitos com garrafas PET.

Além do Brasil, os países que participaram foram Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.

Os representantes brasileiros são escolhidos por meio da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Depois de obter alta pontuação no nível 4 da OBA, os alunos passam por etapas de treinamento e provas classificatórias para integrar a equipe.

A OBA é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), com apoio do CNPq, MCTI e instituições como a Uerj, Unip e o BTG Pactual.

Criada em 2008, a OLAA promove a astronomia e a astronáutica no continente, valorizando talentos escolares e incentivando a cooperação internacional. O Brasil é um dos países fundadores da iniciativa.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.