Cinco meses depois de seu lançamento, o Bard, chatbot inteligente do Google que é semelhante ao ChatGPT, estreia nesta quinta-feira, 13, no Brasil. A ferramenta já era muito aguardada pelo setor de tecnologia, e especialmente pelos usuários.
Além do português, o chatbot está disponível em 40 idiomas, como espanhol, alemão e chinês. Antes, a ferramenta tinha apenas respostas em inglês, coreano e japonês. O Google anunciou o Bard em fevereiro deste ano, poucos meses depois do lançamento do ChatGPT, da OpenAI, que se tornou o parâmetro das aplicações práticas de inteligência artificial. A big tech informou que as pesquisas pelo assunto dobraram no Brasil nos últimos 12 meses.
Leia também: “Google é processado por ‘roubar dados’ de seus usuários”
Como usar o Bard, do Google
Para usar o Bard, acesse o site bard.google.com. É preciso estar conectado à uma conta do Google, a mesma do Gmail e/ou Google Chrome. Com a conta conectada, acesse o site do chatbot e digite a pergunta, tópico ou insira uma imagem na caixa de pesquisa. A ferramenta pode ser usada tanto no celular quanto na versão web.
É possível escolher algumas características das respostas para obter um resultado mais assertivo, como longas, curtas ou detalhadas. No entanto, esse recurso está apenas em inglês. A ferramenta também possui um botão que, acionado, possibilita ouvir a resposta gerada, semelhante ao que o Google Tradutor faz.
As respostas poderão ser compartilhadas nas redes sociais, e o histórico de perguntas será registrado na plataforma, como no ChatGPT.
Fonte: revistaoeste