Em uma sessão fechada, a Baidu revelou os novos recursos do Ernie, mostrando que o produto chinês de IA será mais do que apenas um chatbot.
Na segunda-feira, a Baidu mostrou vídeos do bot de IA Ernie resumindo demonstrações financeiras, criando apresentações em PowerPoint, compilando itinerários de viagem personalizados e alimentando avatares virtuais para anúncios de produtos. Em sua primeira apresentação há quase duas semanas, o Baidu mostrou exemplos mais simples, como resumir texto ou gerar poemas, fotos ou vídeos.
Baidu apresenta o Ernie Bot focado na indústria
A apresentação recente do Baidu mostrou um foco mais forte na indústria e confirmou que o Baidu oferecerá o Ernie bot como uma versão industrial, além de uma versão regular do ChatGPT. A abordagem da Baidu é semelhante à da Nvidia na conexão de vários serviços de IA, mas eles parecem estar usando o bot Ernie como uma interface para usar esses outros modelos.
Originalmente planejado como uma transmissão ao vivo apresentando Ernie à mídia e ao público, a reunião foi realizada a portas fechadas e teve como alvo os primeiros clientes corporativos da Baidu Ernie. A medida tinha a intenção de priorizar a “forte demanda” de mais de 120 mil empresas que solicitaram acesso ao bot Ernie, disse a Baidu. Ele também disse que a reunião foi apenas uma das várias a serem realizadas a portas fechadas no futuro.
Com o foco na indústria, Baidu pode encontrar um espaço
A IA generativa acelerará muitos processos em empregos tradicionais de colarinho branco em todo o mundo e além, e representa um enorme mercado. Ao se concentrar na indústria, a Baidu parece estar indo para a ofensiva, com o objetivo de desempenhar um papel no mercado chinês que Microsoft, OpenAI, Google e Nvidia, bem como inúmeras startups, estão competindo mais ou menos diretamente no Ocidente.
Com um lançamento público esperado, as ações da Biadu listadas em Hong Kong caíram até 4,5% após o anúncio. No longo prazo, no entanto, o foco da indústria poderia tornar a Baidu a empresa de IA na China que fornece tecnologias básicas de IA em quase todos os setores – em parte porque os produtos da OpenAI não estão disponíveis lá.
“Mesmo que Ernie não tenha nos impressionado, provavelmente é bom o suficiente para o mercado chinês”, disse Jennifer Zhu Scott, uma capitalista de risco de alta tecnologia de Hong Kong, após a primeira apresentação de Ernie.
A partir de 31 de março, mais empresas podem se inscrever para testar a versão focada no setor do bot Ernie, enquanto a versão regular ainda depende de códigos de convite. Notícia inspirada no The Decodr
Fonte: andrelug