O Google está expandindo sua pesquisa por IA, “SGE”, para incluir explicações e definições geradas por IA de termos, realce de sintaxe para código e resumos de artigos gerados por IA.
Glossários tornam tópicos complexos mais fáceis de entender
Glossários e recursos visuais foram desenvolvidos para facilitar a compreensão de tópicos complexos em ciência, negócios e história, de acordo com o Google. Passe o mouse sobre as palavras para ver definições e imagens e diagramas relacionados.
O realce de sintaxe torna o código mais fácil de entender
O Google deseja tornar os resumos gerados por IA mais compreensíveis para os programadores com realce de sintaxe. Marcadores coloridos têm como objetivo facilitar a compreensão e a depuração do código. O Google adicionou o realce de sintaxe ao modelo de linguagem subjacente em uma atualização recente.
“SGE enquanto navega” resume páginas da web em pontos-chave
A nova funcionalidade “SBU enquanto navega” permite que os usuários visualizem o conteúdo principal de artigos mais longos na web, de acordo com o Google. A IA resume os aspectos mais importantes e direciona diretamente para os trechos de texto relevantes.
Em algumas páginas da web que você visita, é possível tocar para ver uma lista gerada por IA dos pontos-chave que um artigo aborda, com links que o levam diretamente ao que você procura na página. Também ajudamos você a aprofundar com o recurso “Explorar na página”, onde você pode ver as perguntas que o artigo responde e saltar para a seção relevante para saber mais.
Rany Ng, em um post no blog do Google
Rany Ng, Vice-Presidente de Gestão de Produtos do Google Search, enfatiza no post do blog que o último recurso está disponível apenas para artigos sem uma barreira de pagamento.
Ele disse que a empresa pretende usar o período de testes para dialogar com os editores e encontrar uma solução que funcione para todos. Enquanto isso, veículos de mídia como o The New York Times atualizaram seus termos de serviço para proibir que empresas de IA usem seu conteúdo para fins de treinamento.
A busca por IA do Google está melhorando rapidamente
As novas opções fazem parte do Search Generative Experience (SGE) do Google, um recurso de busca alimentado por IA que foi lançado em maio de 2023. O Google tem como objetivo fornecer resultados mais relevantes e compreensíveis em sua interface de busca, gerando respostas por conta própria, em vez de enviar os usuários para um site. Para perguntas de acompanhamento, ele oferece uma interface de chatbot semelhante ao ChatGPT.
Desde o seu lançamento, o SGE continuou a se expandir rapidamente. Adições recentes incluem localizações, produtos e modelos virtuais. O Google executa o SGE junto com o chatbot Bard. No entanto, o SGE está disponível apenas para usuários selecionados como parte do programa experimental Search Labs.
Fonte: Andre Lug