A consultoria Brand Finance divulgou, em janeiro, a edição de 2025 do ranking Global 500, que traz as marcas mais valiosas do mundo. A Apple segue liderando a lista, com o valor estimado de US$ 574,5 bilhões, um aumento de 11% em relação a 2024.
Além de ser a marca mais valiosa, a Apple também foi a companhia com maior reputação entre as empresas de eletrônicos de consumo, com uma pontuação de 7,7 em diversos países, de acordo com a consultoria que também aponta que enquanto enfrenta desafios regulatórios e amplia sua atuação em novos mercados e setores, a empresa seguirá tendo sua proposta de valor como fator essencial para sua sustentabilidade.
Depois da Apple, aparecem a Microsoft (US$ 461,1 bilhões), o Google (US$ 413 bilhões) e a Amazon (US$ 356,4 bilhões). Todas apresentaram crescimento em comparação ao ano passado – a Microsoft foi a marca com o aumento mais expressivo entre elas, 35%.
Conforme o relatório, entre as 10 primeiras colocadas, oito são marcas de tecnologia. Depois das quatro primeiras, estão: Samsung (6ª posição), TikTok/Douyin (7ª posição), Facebook (8ª posição) e NVIDIA (9ª posição).
Esta é a primeira vez que a atual gigante de tecnologia, líder na fabricação de chips especializados para inteligência artificial, chega ao top 10. A empresa começou a ser avaliada em 2014, quando ocupava a 424ª posição. Em dez anos, a NVIDIA teve um impressionante crescimento de 98%, figurando agora na nona posição do ranking. A expectativa, segundo a análise da Brand Finance, é que, com o mercado crescente de IA, a demanda pelos chips da empresa se torne ainda maior. No ano passado, a NVIDIA foi a marca que mais cresceu no mundo, aponta a consultoria.
As marcas AMD e TSMC, que também produzem chips avançados, apresentaram crescimento conforme a demanda por esses produtos aumenta. O TikTok, aplicativo da companhia de tecnologia chinesa ByteDance, cresceu 79% em quatro anos, desde o início de sua avaliação em 2021. Com isso, a marca também entrou entre as que obtiveram maior crescimento nos últimos anos.
Completam o top 10 da Brand Finance a líder de varejo dos Estados Unidos, Walmart (5ª posição), e a companhia de energia chinesa State Grid Corporation of China, uma das maiores do mundo, na 10ª posição.
As duas marcas brasileiras no Global 500 são bancos: o Itaú, 274º colocado, com crescimento de 3% e valor de marca de US$ 8,6 bilhões; e o Banco do Brasil, na 467ª posição, com valor de US$ 5,2 bilhões. O banco apresentou queda de 4% e perdeu 36 colocações em relação a 2024.
Critérios de avaliação
A Brand Finance é uma consultoria de avaliação de marcas, com sede em Londres e escritórios em países como Estados Unidos, China, Emirados Árabes e Brasil. A empresa é especializada em medir, gerenciar e avaliar o valor financeiro de marcas em diversos setores. O Brand Finance Global 500, que lista as marcas mais valiosas do mundo, é baseado em fatores como força da marca, percepção dos consumidores, impacto financeiro e desempenho no mercado. Para chegar ao resultado, a consultoria utiliza metodologias que combinam análise financeira e pesquisa de mercado para determinar o valor de cada marca.
Fonte: gazzconecta