Como de costume, em meados de agosto a Electronic Arts lançou a iteração anual da franquia Madden NFL, com a proposta de homenagear o treinador e comentarista John Madden, que dá nome ao jogo, e para isso, focou em aprimorar o básico do jogo e remover bugs das edições passadas.
A homenagem ao icônico comentarista norte-americano que morreu em 2021, ficou por conta do modo Madden Legacy Game, uma partida em que vários astros do esporte são divididos em dois times, ambos comandados por versões jovens de John Madden, enquanto os narradores relembram sua carreira. É bem pouco, para quem foi tão importante para a popularização do futebol americano… e para a própria EA.
Melhorias discretas
Superado esse momento inicial, Madden NFL 23 parece o mesmo jogo de sempre, embora tenha sim passado por mudanças, mais ‘sob o capô’ do que em edições anteriores. O jogo recebeu o sistema FieldSense, tecnologia similar ao que vemos em FIFA com o HyperMotion. É uma tecnologia que melhora as interações baseadas em física no campo. Correr com bola entre os atletas, as trombadas, aceleração, saltos, tudo parece mais fiel ao esporte real – não que os últimos jogos não tivessem um grau de realismo super elevado. De fato, é preciso prestar atenção para notar o quanto a coisa toda rola mais naturalmente, como uma experiência autêntica do esporte.
Graficamente, os atletas e seus equipamentos e uniformes parecem ter recebido um toque mais vibrante, mas o jogo é o mesmo que os fãs conhecem bem, especialmente na simulação da transmissão de partidas da NFL que dão o tom a cada partida.
Alguns modos de jogo passaram por mudanças: Face of the Franchise, o modo “campanha” do game, segue muito divertido para quem joga com quarterback, running back ou linebacker, que são posições mais ativas e que participam quase o tempo todo da ação. Jogar como ‘corner’, uma das novas opções em Madden 23, não é lá essas coisas.
Entre as novidades no jogo 11×11 está o sistema de Skill-Based Passing, que introduz uma retícula e uma área-alvo para os arremessos, além de melhorar o controle sobre a posição da bola – substituindo o sistema de arremessos de Madden NFL 22. Há outros ajustes menores, mas sem dúvida, este é o que se destaca e deve permanecer por alguns anos na franquia.
Outros modos de jogo, incluindo Connected Franchise, Ultimate Teame Franchise passaram por poucos ajustes. Madden NFL parece destinado a passar por pequenas melhorias ano após ano, o que pode incomodar quem optap por comprar cada nova edição. Melhor esperar alguns meses e curtir o jogo no EA Play (ou Origin, no PC).
Considerações
Madden NFL 23 é uma homemagem razoável ao técnico e comentarista que deu nome ao jogo, mas é o primeiro jogo da série a retrabalhar seus fundamentos, ainda que de maneira mais sutil do que o esperado pela comunidade. É um bom jogo de futebol americano, mas não vai surpreender ninguém.
Madden NFL 23 está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.
*Esta análise foi feita no Xbox Series X, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela EA.