O ‘Projeto Gingerbread’ causa impacto na Config 2023.
A Adobe costuma guardar suas ‘Sneaks’ – prévias de recursos protótipo que podem ou não ser lançados – para sua própria conferência MAX em outubro. Mas aqui, no evento Config 2023 da Figma, em São Francisco, ela decidiu compartilhar uma um pouco mais cedo.
A empresa tem estado muito ativa no campo da IA em 2023, lançando seu próprio modelo generativo, Firefly, em março. Os recursos do Firefly vêm sendo gradualmente incorporados em programas como o Photoshop e o Illustrator – e uma nova ferramenta, codinome Gingerbread, poderia transformar a geração de texto para imagem.
O Gingerbread é um recurso em desenvolvimento que permite ao usuário, com a ajuda de modelagem 3D, ajustar o ângulo e a perspectiva de uma imagem gerada a partir de um texto de prompt. “A IA tende a colocar as coisas bem no centro da imagem”, disse Brooke Hopper, designer principal de design emergente na Adobe. “Mas e se eu quiser compor ao redor disso?”
this is amazing.@adobe just showcased project ”gingerbread” at #Config2023 — a image generative AI using 3D objects to tailor your image.
Here, Brooke Hopper used a simple cylinder and a text prompt ”whisky glass” to create this. pic.twitter.com/a1BI3fZ1A5
— phil desforges (@storybyphil) June 22, 2023
De fato, o aspecto fascinante dessa prévia em particular é o elemento de controle estético que adiciona ao processo de geração de imagens por IA. No momento, os usuários estão limitados à especificidade dos textos de prompt que podem escrever, mas o Gingerbread sugere um nível mais criativo de personalização, permitindo que os usuários arrastem e soltem uma forma 3D simples para determinar a aparência dos objetos na imagem gerada posteriormente.
O tempo dirá quando (ou se) o Gingerbread será lançado, mas certamente é um vislumbre instigante do futuro da geração de imagens a partir de texto. Enquanto isso, falando da Adobe MAX, na conferência do ano passado, a empresa transmitiu uma mensagem pertinente aos artistas preocupados com o avanço da IA. Com conteúdo do creativebloq.
Fonte: Andre Lug