Você sabe o que é uma bengala inteligente? A tecnologia e a inovação têm impacto social em diferentes áreas. A bengala inteligente é uma delas, como um instrumento que auxilia pessoas com deficiência visual a se locomover, com mais facilidade e melhor reconhecimento dos ambientes. O objetivo é oferecer uma solução mais durável, acessível e tecnologicamente avançada para os desafios enfrentados pelas pessoas cegas e com baixa visão.
A iniciativa faz parte de um convênio que a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Secretaria Estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), do governo do Paraná, firmaram tendo como foco o desenvolvimento de soluções tecnológicas assistivas. A proposta inclui o lançamento de um concurso público para o desenvolvimento de novas bengalas inteligentes, que poderão incorporar sensores, sistemas de navegação e inteligência artificial.
Entre os destaques, a criação de bengalas inteligentes para pessoas com deficiência visual, que utilizarão sensores, inteligência artificial e sistemas de navegação para promover maior acessibilidade e autonomia. A iniciativa, coordenada pela SEI com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (Sedef), contará com um investimento de R$ 3 milhões.
“Essa parceria reforça o compromisso do Paraná com a inclusão por meio da inovação. O concurso de bengalas inteligentes é o início de um plano mais amplo, voltado para diferentes tipos de deficiência”, destacou o secretário Alex Canziani.
O Paraná possui mais de 300 mil pessoas com deficiência visual, sendo 13 mil com cegueira total e 82 mil com baixa visão, segundo dados do IBGE. Para o secretário Rogério Carboni, o projeto é um marco nas políticas públicas do estado. “Essa iniciativa representa respeito e fortalecimento da garantia dos direitos das pessoas com deficiência na gestão do governador Ratinho Júnior”, afirmou.
Ricardo Cappelli, presidente da ABDI, ressaltou o impacto social da tecnologia: “Além de promover acessibilidade, esse projeto traz segurança e autonomia, utilizando inteligência artificial e big data para transformar vidas.”
Fonte: gazzconecta