Referência internacional em Design Sprint, com vivências em Singapura, Vale do Silício e Nova York, Érica Marques há 11 anos é líder de comunidade Google, contribuindo com o desenvolvimento do ecossistema de inovação. Recentemente, ela compartilhou seu conhecimento e experiências com as executivas do MEX sobre inovação, netweaving, conexões e networking. Atualmente, é head de Ecossistemas na Xperts Global e faz parte do Google Developer Group (GDG Curitiba). Confira:
MEX BRASIL – Erica, você tem uma vasta experiência em inovação e comunidades. Para começar, você poderia nos explicar, de maneira simples, o que realmente diferencia o conceito de networking do que chamamos hoje de Netweaving?
Érica Marques – Claro, é como evoluir de uma simples troca de contatos para construir relacionamentos verdadeiros! Networking é mais sobre expandir sua lista de conhecidos no formato “ganha-ganha”, enquanto netweaving é sobre tecer uma rede de conexões significativas. É como a diferença entre conhecer alguém num evento e cultivar uma amizade verdadeira. No netweaving, a gente busca construir relacionamentos baseados em confiança, respeito mútuo e um propósito comum, sem a intenção de saber quem e quando ganha.
Você mencionou que o netweaving vai além da simples troca de cartões de visita. Como esse conceito promove uma conexão mais profunda e genuína entre as pessoas? E como isso se reflete na prática, no dia a dia das suas interações?
No netweaving, a gente vai além do superficial. É sobre se conectar com as pessoas em um nível mais profundo, entendendo suas histórias, seus sonhos e suas paixões. Na prática, isso significa estar presente nas conversas, fazer perguntas genuínas, oferecer ajuda quando possível e celebrar as conquistas dos outros. É sobre criar um ecossistema de apoio e colaboração. Um exemplo muito bacana aconteceu neste evento: a Thayse Luchetta, da Global Vita, me convidou para fazer um workshop sobre netweaving. Quando soube que era para o MEX, entendi que o propósito do grupo está 100% alinhado com a Xperts Community e o Hub de inovação Mindhub. Naquele instante gerei uma conexão de valor entre a Regina Arns, fundadora do MEX, e a Ana Destefani, Head do Mindhub. Quando unimos as pessoas com o mesmo propósito, baseados em confiança e respeito, a mágica acontece: o início de uma parceria de alto impacto! E foi assim que o evento MEX foi realiza do com o apoio da Xperts Community e o Mindhub.
Conexões profissionais e pessoais
Falando em conexões e interconexão, você acredita que estamos vivendo uma nova era nas relações profissionais e pessoais?
Com certeza estamos vivendo um momento único! Essa interconexão está quebrando barreiras e criando novas oportunidades. Imagine um mundo onde governos, empresas e escolas trabalham juntos para resolver problemas complexos, como a desigualdade social ou a sustentabilidade. Ao aprender com as experiências e conhecimentos de diferentes pessoas, podemos gerar ideias inovadoras e criar um futuro melhor para todos. A pergunta chave que precisamos ter sempre em mente é “como podemos colaborar e aprender com as pessoas?” e pensando também em inovação, adicionar mais uma pergunta “como podemos fazer isso com o suporte da Inteligência Artificial?”
Na sua opinião, a interconexão só faz sentido com propósito, intenção e generosidade?
Estes são os pilares! A interconexão só faz sentido quando ela é guiada por um propósito maior. A generosidade é a base de qualquer relacionamento duradouro. Ao compartilhar com intenção nossos conhecimentos, recursos e tempo, estamos não apenas ajudando os outros, mas também enri quecendo nossas próprias vidas. A partir destes pilares podemos desenhar projetos inovadores com base nos 5 P’s da Inovação: Propósito, Pessoas, Processos, Políticas e Posicionamento. A interconexão pode ser um meio para criar e/ou potencializar tecnologias, processos, produtos, serviços, eventos e etc.
Agora, vamos falar um pouco sobre o Design Sprint. Para quem nunca ouviu falar, como você o descreve ria e como ele pode ajudar empresas a inovar de maneira rápida e eficaz?
O Design Sprint é uma metodologia incrível que permite que as empresas testem novas ideias de forma rápida e eficaz. É como um atalho para a inovação! Em apenas cinco etapas, você pode passar por todas as fases do processo de design, desde a pesquisa até a criação de um protótipo que você testa com o seu cliente. É uma forma de reduzir o risco e aumentar as chances de sucesso de um novo produto ou serviço. Atualmente conseguimos desenvolver o planejamento estratégico utilizando o Design Sprint, identificando o objetivo de longo prazo, mapeando os pilares da cultura organizacional e desenhando o plano de ação estratégico.
Para encerrar, qual seria o seu conselho para quem quer ampliar suas redes de relações, seja através do networking, netweaving ou até mesmo participando de um Design Sprint?
Para ampliar suas redes, seja curiosa, proativa e generosa. Participe de eventos, grupos e comunidades online e presencial, conecte-se com pessoas que te inspiram e ofereça seu conhecimento e apoio. Lembre-se, o networking e o netweaving são jornadas contínuas, então seja paciente e persistente. Para participar do Design Sprint você não precisa ser Designer ou ter conhecimento em uma tecnologia específica. Entenda que, se você faz parte do problema, você faz parte da solução e pode contribuir com uma escuta ativa e compartilhamento generoso.
Fonte: gazzconecta