Muito querido por comunidades de jogadores no Brasil e na Europa, o Sega Master System foi um dos consoles mais marcantes dos anos 1980. Graças a uma biblioteca de jogos variada e vibrante, e sobretudo a um trabalho lendário por parte da TecToy, o Master mantém uma vaga cativa no coração de muitos retrogamers Brasil afora.
O Master foi o primeiro console de muitos jogadores, inclusive aqui no Game On. Por isso, preparamos uma uma seleção com 10 dos melhores games do saudoso console 8-bits da Sega. Confira e relembre os games que marcaram a sua infância:
Alex Kidd in the Miracle World
É simplesmente impossível que Alex Kidd in the Miracle World não esteja em qualquer lista de jogos do Master System. Ainda que seja um jogo de 1986, Alex Kidd conta com gráficos e trilha sonora que envelheceram com dignidade, fases com variações de gameplay, com setores aquáticos, aéreos, veículos dirigíveis, além da surpreendente disputa de jo-ken-po contra alguns chefes. Em 2021 a desenvolvedora Merge Games lançou um remake caprichado, Alex Kidd in Miracle World DX, para todas as plataformas atuais.
Phantasy Star
Se o NES teve Final Fantasy e Dragon Quest como grandes jrpgs, o Master System teve Phantasy Star como sua maior estrela. Tecnicamente impecável, o jogo apresentou gráficos e feitos raramente vistos em um game 8-bits, com destaque para seus calabouços em 3D. Phantasy Star também se destaca pelo design de personagens de Rieko Kodama, cuja protagonista, Alis, destoava no típico papel de donzela em perigo dos games aquele tempo. Graças a sua trama que mistura magia e tecnologia, Phantasy Star é um dos melhores jprgs 8-bits de todos os tempos.
Wonder Boy III: The Dragon’s Trap
Continuação direta de Wonder Boy in the Monster Land (conhecido no Brasil como Mônica no Castelo do Dragão), The Dragon’s Trap adicionou elementos de RPG e uma estrutura de jogo que anos mais tarde ficaria conhecida como “Metroidvania”, em que o herói desbloqueia partes do mapa conforme ganha novas habilidades. O resultado dessa receita foi uma das melhores aventuras do Master System. Posteriormente, a Tec Toy adaptou os personagens de Maurício de Souza em Wonder Boy III, renomeando-o como Turma da Mônica em O Resgate. Assim como Alex Kidd, Wonder Boy também ganhou um remake, Wonder Boy: The Dragon ‘s Trap, lançado em 2017 para PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch.
R-Type
Lançado originalmente para arcades em 1987, R-Type é um clássico dos jogos de tiro em nave (também conhecidos por “shoot ’em-up”)que ainda hoje é uma referência do gênero. Um ano depois, a Irem, desenvolvedora da versão original, lançou uma excelente conversão para o Master System, que dadas as limitações do console 8-bits, ficou bem fiel ao arcade. A conversão ficou tão caprichada que a Irem incluiu uma fase extra secreta, além das 5 originais baseadas no arcade. R-Type é o melhor shoot ’em-up do Master System.
California Games
Muito famoso no final da década de 1980 graças a conversões para diversas plataformas da época, California Games foi especialmente popular no Brasil devido à excelente versão Master System, que conta com bons gráficos e sons e controles que não exigem muito para dominar. O game oferece um total de 6 modalidades esportivas: skate half-pipe, BMX (mountain bike), skating (corrida em patins), surfing, arremesso de disco e o popular e infame “foot bag”, amplamente conhecido como jogo das embaixadinhas. Com até 8 jogadores podendo jogar com apenas um controle, California Games foi o rei das locadoras de games.
Sonic the Hedgehog
Diante do sucesso fenomenal da versão Mega Drive de Sonic the Hedgehog, a Sega lançou uma versão 8-bits alguns meses depois. Ciente de que seria impossível o Master System reproduzir a velocidade da versão Mega Drive, e portanto uma conversão poderia ficar muito ruim, a Sega escalou a produtora Ancient (fundada pelo compositor de trilhas de games Yuzo Koshiro) para desenvolver um game original baseado no mascote da Sega. Sonic the Hedgehog de Master System (e Game Gear também) é um excelente game de plataforma cujas fases souberam balancear os elementos que fizeram de Sonic um clássico, além de ter mérito de ser um game original para Master System.
Castle of Illusion Starring Mickey Mouse
A biblioteca de games do Master System é também conhecida por sua excelência em games de ação e plataforma, e Castle of Illusion Starring Mickey Mouse é um dos representantes mais brilhantes desse gênero. Tal qual a versão 8-bits de Sonic the Hedgehog, o Castle of Illusion de Master System é um game original, com sua própria proposta de jogo, totalmente à parte da versão Mega Drive (ainda hoje mais conhecida do grande público). Gráficos coloridos e detalhados e fases bem desenvolvidas e divertidas honram o padrão Disney de qualidade.
Ninja Gaiden
Mais conhecido pela trilogia de jogos para NES, Ninja Gaiden também marcou presença nos consoles Sega, e o título para Master System é a melhor aventura de Ryu Hayabusa fora de um console Nintendo. Gráficos de alto nível, fases desafiadoras (mas menos brutas que as dos games NES), além das famosas ceninhas entre os estágios fazem de Ninja Gaiden um dos melhores games de Ninja do console 8-bits da Sega.
Golden Axe Warrior
O sucesso de The Legend of Zelda não passou despercebido pela Sega na época, que resolveu surfar essa onda e fazer seu próprio action RPG na forma de Golden Axe Warrior. Os principais aspectos da aventura de Link foram copiados, como o mundo aberto, os calabouços e batalhas épicas contra chefes, mas felizmente a Sega também copiou a qualidade do concorrente e entregou um ótimo game. Pouco conhecido, Golden Axe Warrior é uma ótima recomendação para quem curte RPG à moda antiga.
Jurassic Park
Adição tardia à biblioteca de jogos do Master System, Jurassic Park é um ótimo jogo de ação, plataforma e tiro, com fases variadas e uma ótima representação 8-bits do filme homônimo. Alguns dos dinossauros mais temíveis do longa aparecem na forma de batalhas contra chefes, e o jogador encarna um Dr. Grant que tem um arsenal até surpreendente à sua disposição. Lançado em 1993, em plena era 16-bits, Jurassic Park de Master System não faz feio diante dos concorrentes de consoles mais sofisticados.
Curtiu a lista? Sentiu falta de algum dos seus jogos favoritos? Participe do canal do Game On no Discord e deixe lá as suas sugestões!
Fonte: terra.com.br/gameon