Sophia @princesinhamt
Tecnologia

10 Fatos sobre o Batman Destruidor da Luz

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Quando o roteirista Scott Snyder apresentou os Batmen malignos do Multiverso das Trevas, ele caracterizou cada um como um aspecto diferente da Liga da Justiça. Até mesmo o Batman Devastador, que era um híbrido de Apocalypse, tem certa conexão com o Superman.

E é claro que o Lanterna Verde não ficaria de fora dessa, afinal, o fato do Batman ser potencialmente capaz de manipular um anel da Tropa dos Lanternas é algo sugerido mesmo no universo principal da DC. Assim, conhecemos o Destruidor da Luz, uma versão terrível de Bruce Wayne, responsável por alguns dos piores atos dentre todos os Batmen malignos. E é sobre ele que vamos falar no vídeo de hoje.

10 – A Inspiração

2025 word22025 word2

O Destruidor da Luz vem da Terra -32 do Multiverso das Trevas, e existe uma razão para esse número específico. Acontece que o personagem é inspirado no Batman da Terra 32 do Multiverso padrão da DC, um personagem criado em 1994 para a história “Batman: In Darkest Night”, escrita por Mike W. Barr e com arte de Jerry Bingham.

Nessa história, que começa naquela fatídica noite na qual um morcego entra pela janela de Bruce Wayne e o inspira a ser o Batman, esse simpático morceguinho acaba sendo distraído pela queda da nave de Abin Sur na Terra, e por isso não atravessa a vidraça da Mansão Wayne. Ao invés disso, Bruce recebe um mensagem de Abin, e ao ir até o local da queda de sua nave, se torna o novo protetor do setor 2814.

9 – Lanterna Verde

2025 word22025 word2

Mas ok, vamos agora de fato para a origem do Destruidor da Luz. Conforme já citado, ele vem da Terra -32, onde sua história começa exatamente como a de muitos Bruce Waynes… seus pais são assassinados friamente por Joel Chill enquanto cortavam caminho por um beco após uma ida ao cinema.

Uma diferença desse Bruce, no entanto, é que nesse momento ele supera o medo. Ele parte atrás de Joel Chill, é por isso, é selecionado por um anel da Tropa dos Lanternas Verdes, por sua habilidade de “superar grande medo”. O jovem Bruce Wayne se torna o primeiro Lanterna Verde da Terra, e seu primeiro ato é perseguir Joe Chill.

8 – Quebrando as regras

2025 word22025 word2

Ao criarem a Tropa dos Lanternas Verdes, os Guardiões do Universo impuseram algumas regras nos anéis que iriam energizar seus guerreiros. A primeira delas: força letal não é permitida. Dessa forma, por mais que um usuário de anel tentasse, ele nunca poderia matar alguém.

Porém, em meio ao seu luto e seu enorme desejo em tirar a vida de Joel Chill, Bruce Wayne acabou sobrecarregando o anel com uma força de vontade sombria, corrompendo o anel e habilitando força letal por meio da escuridão de sua alma.

Mas essa não seria a única regra que ele quebraria com seu anel corrompido. O segundo ato de Bruce como Lanterna Verde, após pulverizar Joel Chill, foi tentar trazer seus pais de volta à vida. Mas ao perceber que o máximo que conseguia fazer era erguê-los como zumbis, ele fugiu horrorizado.

7 – Matando vilões

2025 word22025 word2

Todo mundo sabe que o Batman tem uma galeria de vilões extensa, com todos os tipos de lunáticos encontrados em Gotham. Na Terra -32, no entanto, o Lanterna verde Bruce Wayne não deu qualquer chance disso acontecer. Todos os vilões eram eliminados assim que surgiam.

Usando a habilidade “Blackout” de seu anel corrompido, ele conseguia criar escuridão total, e usava dessas trevas para se ocultar e eliminar brutalmente seus inimigos. Um criminoso de Gotham com um dos piores finais foi o Pinguim, carregado pelo Lanterna até o espaço, onde foi largado na rota de uma chuva de meteoros.

6 – Matou o Comissário Gordon

2025 word22025 word2

Assim como no universo regular, o Comissário Jim Gordon é um aliado do alter-ego de Bruce Wayne no combate ao crime em Gotham. Aqui, no entanto, essa relação está sempre na corda bamba. Na verdade, o que fica claro é que Gordon tem medo do Lanterna, que o ameaça constantemente e que deixa implícito que já agrediu policiais que o confrontaram.

Chega um ponto, porém, que Gordon não aceita mais os atos do Lanterna Verde, dizendo que isso não é justiça. Quando o Lanterna deixa o detetive Harvey Bullock em estado grave, Gordon finalmente o confronta e declara que já descobriu que ele na verdade é Bruce Wayne. Ao ouvir isso, Bruce diz que é uma pena que a filha de Gordon vá crescer sem pai, e então vaporiza o Comissário com o poder de seu anel.

5 – Enfrentando a Tropa

2025 word22025 word2

É claro que os atos do Lanterna Verde Bruce Wayne não passariam despercebidos pelos Guardiões do Universo. Assim, pela heresia de ter permitido que a escuridão corrompesse seu anel, os Guardiões levam parte da Tropa até a Terra para o tomarem de Bruce e o destituírem do cargo de Lanterna Verde.

Porém, o domínio de Bruce da escuridão e sua extensão haviam sido subestimados. Ele revela que a escuridão era na verdade uma espécie de dimensão compacta, e alega ter feito “amigos” por lá – criaturas lovecraftianas terríveis que exterminam completamente toda a Tropa dos Lanternas Verdes e os Guardiões do Universo sem muito esforço. Após esses eventos, Bruce Wayne não se considera mais um Lanterna Verde, adotando a alcunha de “Destruidor da Luz”.

4 – O Batman Que Ri

2025 word22025 word2

A “carreira” de Bruce Wayne como Destruidor da Luz não durou muito, no entanto, pois logo a sua Terra começou a se despedaçar, com ele próprio sendo lançado nas trevas. Foi nesse momento que ele foi visitado pelo Batman Que Ri, um servo do demônio Barbatos, que já havia recrutado dois outros Batmen do Multiverso das Trevas: Morte Escarlate e Máquina Assassina.

Batman Que Ri então lhe oferece um acordo: fazer parte de sua equipe e ter à sua disposição uma Terra novinha em folha, um lugar luminoso para ele enterrar completamente na escuridão. Se ele concordar, Batman Que Ri promete trazer seus pais de volta à vida. O Destruidor da Luz aceita.

3 – Contra Hal Jordan

2025 word22025 word2

Ao chegar na Terra-0, o Universo DC que conhecemos, o Destruidor da Luz vai direto para Coast City, a cidade do Lanterna Verde. Seu primeiro e imediato ato é usar a habilidade de seu anel corrompido, “Blackout”, para mergulhar toda a cidade na escuridão de uma só vez. No entanto, ele é logo recepcionado por Hal Jordan, que inicialmente se surpreende, achando que ele é o Batman.

Destruidor da Luz então usa seu ataque com as criaturas ocultas da escuridão contra Jordan, que tenta usar seu próprio anel para se livrar, mas não consegue. O motivo? Como o Destruidor da Luz vem de um Multiverso inverso, o Multiverso das Trevas, o anel do Lanterna Verde simplesmente não consegue identificar do que são feitos os construtos de trevas do Destruidor da Luz.

Antes de ser completamente dragado pela escuridão, Jordan é salvo pelo Senhor Destino. Sem oposição, Destruidor da Luz continua então a espalhar as trevas por toda Coast City.

2 – Batcaverna Esmeralda

2025 word22025 word2

Como a Liga da Justiça estava trabalhando em uma solução que os permitiria derrotar os Cavaleiros das Trevas, os vilões conseguiram prendê-los em Batcavernas projetadas especificamente para dificultar as habilidades do herói preso lá dentro.

A que foi usada para prender Hal Jordan, embora fosse a menos interessante em termos de criatividade, era facilmente a mais efetiva. Tratava-se simplesmente de um local de completa escuridão, alimentado pelo anel do Destruidor da Luz. Cada vez que Jordan tentava iluminar a escuridão com seu anel, o anel de trevas do Destruidor absorvia a luz.

1 – Round Dois

2025 word22025 word2

Foi dentro dessa Batcaverna de escuridão que Hal Jordan e o Destruidor da Luz tiveram um “Round 2” em seu confronto. O maior erro do Destruidor da Luz foi achar que Jordan, o Lanterna que superou o medo mais vezes do que qualquer outro, o temeria.

Jordan então ativou o seu anel para emitir luz estroboscópica, ou seja, produzindo flashes regulares de luz, que não dariam tempo do Destruidor absorvê-los. A cada flash, o Lanterna Verde conseguia encaixar diferentes golpes no Destruidor da Luz, deixando-o completamente perdido.

No entanto, infelizmente, Jordan perde essa luta também, quando o Destruidor usar seus construtos de trevas para trazer a tona seus maiores medos. Jordan é capturado junto com todos os outros membros da Liga da Justiça e levado para a torre multiversal do Batman Que Ri. O Destruidor da Luz só é derrotado ao fim da saga, quando a Liga recebe armaduras feitas de Elemento X, também conhecido como nono metal.

VEJA MAIS:

Fonte: terra gameon

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.