Sophia @princesinhamt
Tecnologia

10 curiosidades surpreendentes sobre Os Cavaleiros do Zodíaco!

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O sonho de muitas crianças dos anos 90 (ou não) está se tornando realidade: Cavaleiros do Zodíaco está ganhando um filme live-action, que está prestes a chegar aos cinemas. Recebendo o subtítulo de “O Começo”, tudo indica que, caso seja bem sucedido, teremos o início de uma nova série de filmes.

Mas afinal, Cavaleiros do Zodíaco tem potencial ainda hoje? O que fez esse anime ser uma febre que abriu as portas para inúmeros outros animes no Brasil? No vídeo de hoje, trazemos 10 fatos e curiosidades a respeito dessa obra.

10 – Masami Kurumada

2024 word2

O mangá Saint Seiya, que seria conhecido no ocidente como “Os Cavaleiros do Zodíaco”, foi criado por Masami Kurumada para a revista Weekly Shonen Jump e lançado em dezembro de 1985. Curiosamente, embora o anime tenha se tornado uma verdadeira febre no Brasil, ele não possui a mesma fama em sua terra natal.

Na verdade, o próprio Masami Kurumada nem é considerado um mangaká muito bom. Antes de Cavaleiros, ele já havia criado vários mangás que fracassaram editorialmente, conseguindo um sucesso mediano com apenas um deles, Ring Ni Kakero, um mangá de boxe. Vale dizer, aliás, que esse é o mangá favorito do autor, que inclusive ganhou uma sequência nos anos 2000.

9 – O Anime

2024 word2

Podemos dizer que muito do sucesso de Cavaleiros do Zodíaco veio por conta de sua adaptação em anime, produzida pela Toei Animation. O que é muito curioso, pois Kurumada é um cara que odeia animes. Mas como é uma antiga tradição que mangás de relativo sucesso sejam adaptados para a , ele não viu outra alternativa além de ceder.

No entanto, a Toei sabia que para fazer Cavaleiros do Zodíaco funcionar, precisavam mudar muita coisa do visual engessado e datado que Kurumada impunha no mangá. Para essa tarefa, foi trazido o designer Shingo Araki, que fez mudanças sutis mas que foram cruciais para o sucesso do anime.

O design dos personagens foi a primeira coisa modificada do mangá para o anime, incluindo a cor de seus cabelos. No mangá todos tem cabelos pretos, loiros ou ruivos, o que é meio complicado quando consideramos que todos os personagens de Kurumada tem a mesma cara. Araki decidiu então colocar cores de cabelos mais exóticas, para deixá-los mais singulares.

As armaduras, parte crucial da obra, também sofreram mudanças. Inicialmente, até optou-se por seguir o design que elas tinham no mangá, mas logo a equipe percebeu que eram meio… sem graça. Então foram criados designs completamente novos, que, sendo muito sincero aqui, para mim são as mais bonitas de toda a série.

8 – Todos os Cavaleiros de bronze são irmãos

2024 word2

E por falar em anime, ele omite uma informação crucial do mangá, embora dê para entender completamente o motivo – afinal, é facilmente a coisa mais bizarra da obra inteira de Kurumada. Bem, vamos lá… todo mundo sabe que o milionário Mitsumasa Kido, ao encontrar Athena e receber a armadura de sagitário das mãos do moribundo Aiolos, decide enviar 100 jovens para se tornarem Cavaleiros, certo?

Até aí tudo bem… mas e se eu te falar que essas 100 crianças eram todas irmãs? Pois é, é isso mesmo. Mitsumasa Kido teve 100 filhos ao redor do mundo, e enviou todos eles para os lugares mais perigosos da face da Terra para ganharem suas armaduras. Obviamente, muitos morreram no , considerando que os que voltaram são apenas os 10 Cavaleiros de Bronze.

Então, sim, caso você esteja aí fazendo os cálculos, Seiya, Shiryu, Hyoga e todos os outros Bronze Boys são todos meio-irmãos, filhos de Mitsumada Kido. A mãe de Ikki e Shun devia ser bem especial, aliás, afinal o velho teve logo dois filhos com ela.

7 – Aiolia protagonista?

2024 word2

Originalmente, o protagonista de Cavaleiros do Zodiáco seria Aiolia de Leão. O motivo disso é porque Kurumada ficou fascinado ao descobrir que uma chuva de meteoros passava pela constelação de leão, e queria que esse fosse o golpe principal do cavaleiro. No entanto, no meio do caminho ele mudou de ideia e decidiu que o protagonista do mangá na verdade seria da constelação de Pégaso.

Porém, Kurumada pelo visto estava mesmo obcecado com a ideia da chuva de meteoros, então ele transferiu a ideia desse golpe para o novo protagonista, Seiya, resultando nos famosos Meteoros de Pégaso. E sobre o Aiolia, o conceito dele ser protagonista foi reaproveitado anos mais tarde, no mangá derivado “Episódio G”.

6 – Aiolia de novo!

2024 word2

E por falar em Aiolia, mesmo com o mangá trazendo Seiya como protagonista, a Toei Animation achou que seria interessante transformar o Cavaleiro de Leão no protagonista de Cavaleiros do Zodiáco quando decidiram adaptar a obra de Kurumada em anime.

Obviamente, Kurumada foi contra a ideia, pois nesse ponto do mangá os Cavaleiros de Bronze já estavam completamente estipulados como protagonistas e foco central da trama, enquanto que os Cavaleiros de Ouro eram os antagonistas. A ideia de Aiolia protagonista de um anime também foi reciclada anos depois, com Cavaleiros do Zodíaco: Alma de Ouro.

5 – O Mestre de Hyoga

2024 word2

Existe uma lenda bizarra, que se espalhou por aí, de que no mangá o mestre de Hyoga é Milo de Escorpião. Não, não é. O que aconteceu foi o seguinte: Kurumada realmente considerou isso, e inclusive desenhou o vulto de Milo afundando o navio onde descansava o corpo da mãe de Hyoga.

No entanto, Kurumada desistiu dessa ideia, e quando esse capítulo saiu na versão encadernada, o autor redesenhou a cena, colocando Camus de Aquário como Mestre de Hyoga. O motivo, é que ele acreditava que a relação com a água teria mais a ver com os poderes de gelo do Cavaleiro de Cisne.

A questão do Mestre de Hyoga fica ainda mais complicada no anime, onde criaram o tal “Cavaleiro de Cristal” para ser mestre do Cavaleiro de Cisne. E aí depois tiveram que inventar que esse Cavaleiro de Cristal é que havia sido discípulo de Camus, o que gerou toda aquela bagunça do Hyoga dizer “se é mestre do meu mestre, é meu mestre também”. Não faz sentido nenhum, mas foi a saída que encontraram.

4 – Os Cavaleiros de Aço

2024 word2

E por falar no Cavaleiro de Cristal, ele não foi a única criação exclusiva do anime. Por lá, tivemos também a inclusão dos Cavaleiros de Aço que, convenhamos, não possuem qualquer relevância criativa e foram criados apenas para a Toei vender brinquedos.

No entanto, eles são realmente baseados em 3 constelações reais, embora sejam apenas armaduras mecânicas. Os Cavaleiros de Aço são: Ushô do Mar (Constelação de Golfinho), Daichi da Terra (Constelação de Vulpecula, a Raposa) e Sho do Céu (Constelação de Tucano). No entanto, existiria ainda o Super Cavaleiro de Aço, que seria uma fusão das três armaduras. Infelizmente (ou felizmente para muitos), essa ideia nunca saiu do papel.

3 – June

2024 word2

Não sei se já perceberam, mas June de Camaleão, a amiguinha colorida do Shun, tem uma armadura que mais parece uma roupa de dominatrix – e existe um motivo bem específico para isso. Acontece que Kurumada havia dado uma entrevista para uma revista adulta com teor sadomasoquista que se chamava justamente June, e prometeu ao entrevistador que iria criar uma pesonagem para homenagear a revista.

E assim, algum tempo depois, surgia June de Camaleão, com seu chicote e seu visual de dominatrix. Aliás, vale citar que em sua primeira aparição no mangá, ela não usava roupa alguma por debaixo da armadura, o que tornava todo o tem ainda mais óbvio. No entanto, seja por imposição editorial, ou pelo próprio Kurumada ter considerado que foi longe demais, o fato é que na versão encadernada ele redesenhou essa cena, e June ganhou uma roupinha por baixo.

2 – O 13º Cavaleiro de Ouro

2024 word2

Em 1995, a astrônoma Jacqueline de Mitton deixou astrólogos de todo o mundo desconcertados com a revelação de um décimo terceiro signo zodiacal: Ofiúco. Pois é… ela revelou que a eclíptica, ou seja, a trajetória anual do sol, atravessa uma décima-terceira constelação, e não 12 como acreditava-se anteriormente.

Por fim, devido a uma série de fatores que não vou desenvolver aqui porque afinal esse não é um vídeo de astrologia, a comunidade decidiu não considerar Ofiúco, mantendo os 12 signos do zodiáco. Mas isso foi o suficiente para atiçar a imaginação de Masami Kurumada.

Assim, surgiu Odisseu de Ofiúco, o lendário 13º Cavaleiro de Ouro, que queria se afirmar como um Deus, usurpar o lugar de Atena e governar o Santuário. Ele é um dos principais antagonistas do mangá Next Dimension, a oficial da obra original.

1 – O bizarro desenho norte-americano

2024 word2

Vivemos em mundo bizarro. E algumas dessas bizarrices só são descobertas muito anos depois, o que só as torna ainda mais bizarras. Esse é o caso de Guardians of the Cosmos! O que? Você não sabe o que é Guardians of the Cosmos? Tudo bem, ninguém sabia até pouquíssimo tempo.

Embora não se tenha muito detalhes da produção, o fato é que a ideia era fazer uma versão completamente americanizada dos Cavaleiros do Zodíaco, seguindo uma pegada que seria mais… confortável para que o público norte-americano já consumia. Nessa história, Seiya é Zack, Ikki é Quinn, Hyoga é Jake, Shun é Max, Shiryu é Clint, e Saori é Nova.

A existência dessa animação foi descoberta pela YouTuber Ray Mona, responsável pela série documental Tales of the Lost, enquanto procurava por informações a respeito de outra pérola: StarStorm, a adaptação live-action de Cavaleiros do Zodíaco produzida pela Reinassance-Atlantic Film, em 1994. Ambas as produções foram canceladas, mas o poder da internet as tornou públicas.

Leia mais:

Fonte: terra gameon

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.