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10 Curiosidades sobre The Last of Us

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A série The Last of Us finalmente estreou no HBO, demonstrando que a crítica estava certa e que realmente estamos diante de uma das melhores adaptações de games da história.

Mas também, pudera, The Last of Us é por si só um dos games mais aclamados de todos os tempos, acumulando prêmios, jogadores e elogios à sua narrativa. No vídeo de hoje, trazemos 10 curiosidades a respeito dessa obra prima dos games.

10 – O conceito inicial

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As sementes do que viria a ser The Last of Us chegaram a Neil Druckmann ainda em 2004, quando ele estava na faculdade e um projeto de classe exigia que ele apresentasse um pitch para um jogo. A ideia que ele desenvolveu era de um jogo ambientado em um apocalipse zumbi, mas com jogabilidade inspirada em Ico.

Em sua apresentação, ele descreveu dois personagens principais – um velho policial encarregado de proteger uma jovem. Mas devido a um problema cardíaco de que o homem sofre, os jogadores muitas vezes têm que jogar como a garota em uma inversão de papéis. Mais tarde no jogo, o policial morreria e a garota seria a protagonista.

9 – Ellie e Joel

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O relacionamento de Ellie e Joel está no centro de The Last of Us, e esse relacionamento só existe por causa da filha de Joel, Sarah, que teve uma morte prematura anos antes.

Curiosamente, no entanto, bem cedo durante a concepção do jogo, Ellie seria a filha real de Joel. No entanto, a equipe sentiu que sua ambição pelo desenvolvimento da narrativa e dos personagens estava sendo restringida por esse relacionamento e, portanto, decidiu mudar as coisas. Assim, tiveram espaço para desenvolver mais drama e evoluir a relação dos personagens do zero.

8 – A trilha sonora

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The Last of Us traz uma trilha sonora muito própria e distinta, e o que torna o trabalho do compositor Gustavo Santaolalla em The Last of Us tão único é que ele criou a música exclusivamente com base na história e nos temas que os desenvolvedores compartilharam com ele.

O compositor então adotou alguns métodos bem interessantes para isso, como usar instrumentos que não conhecia, a fim de dar à música do jogo uma vibe de “perigo e inocência”. Desde gravar dentro de banheiros e cozinhas até usar um violão desafinado, Santaolalla realmente deu tudo de si com suas técnicas inovadoras.

7 – Uncharted

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The Last Of Us originalmente foi concebido depois que a Naughty Dog dividiu suas equipes em dois grupos. O jogo deveria ter sido anunciado antes do lançamento de Uncharted 3, mas esse anúncio acabou sendo adiado. Isso levou a um descuido por parte da Naughty Dog, deixando uma manchete de jornal bastante interessante podendo ser encontrada no balcão de um bar no início de Uncharted 3.

A manchete deste jornal em particular diz: “Cientistas ainda estão lutando para entender fungo mortal”. Esta é uma referência à infecção cerebral por Cordyceps que destruiu a maior parte da humanidade em The Last Of Us. Aliás, vale citar que esse mesmo bar aparece em The Last of Us, o que é mais um forte indicativo de que os dois jogos se passam no mesmo universo.

6 – O Cordyceps

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E por falar no fungo, não podemos deixar essa curiosidade de fora, mesmo que já tenhamos falado disso no nosso outro vídeo de The Last of Us. No universo criado por Neil Druckmann, os esporos de Cordyceps no ar são a razão da epidemia de zumbis que devastou o globo. O conceito de fungos parasitas crescendo na cabeça e no corpo de uma pessoa era uma ideia nova, mas não original — afinal, o mesmo fenômeno prevalece no mundo real, embora com insetos.

O fungo Cordyceps é um organismo parasita que cresce principalmente em insetos, assumindo suas funções corporais antes de matá-los completamente. Neil Druckmann afirmou em uma entrevista que a inspiração para a epidemia do game veio de um episódio do documentário da BBC “Planeta Terra”, onde uma formiga infectada foi morta pelo fungo Cordyceps. O uso da frase “formiga zumbi” ficou na cabeça de Druckmann e do resto da equipe de desenvolvimento, pois eles se concentraram na criação do conceito de um vírus semelhante que poderia infectar humanos.

5 – Sobrenomes

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Para um jogo fortemente dependente de seus personagens, é bastante estranho – e um tanto impressionante – que nenhum dos personagens tenha um sobrenome. Com exceção de Riley Abel (que aparece na expansão Left Behind), nenhum personagem secundário tem seu sobrenome revelado ao longo do jogo. Até o sobrenome dos dois personagens principais do jogo é um mistério. No entanto, quem comprou a versão japonesa do jogo teve a resposta para essa pergunta.

Acontece que manual japonês do jogo, o sobrenome de Joel é listado como “Miller”, enquanto o de Ellie é “Williams”. Por anos isso não foi considerado cânone pela wiki oficial de Last Of Us, o que gerou um enorme debate entre os fãs. Finalmente as dúvidas foram sanadas com a chegada de The Last of Us Part II, que confirmou que, sim, os sobrenomes dos protagonistas são mesmo Joel Miller e Ellie Williams.

4 – Dos quadrinhos aos games (e vice-versa)

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Neil Druckmann nem sempre quis ser designer de jogos. Originalmente, ele queria fazer quadrinhos, e até tentou chegou a oferecer aquela ideia do policial com problemas cardíacos para a Image Comics, mas eles não gostaram tanto assim.

O sonho de escrever quadrinhos de Druckmann acabou se tornando realidade, no entanto. Ao lado da quadrinista Faith Erin Hicks, Druckmann produziu The Last of Us: American Dreams , uma minissérie de quatro edições que serve como um prelúdio do jogo. A HQ, publicada pela Dark Horse Comics, é parte fundamental da história de The Last of Us e contribuiu diretamente para o enredo do jogo.

Riley, a melhor amiga de Ellie, começou como personagem nessa HQ. Druckmann gostou tanto de Riley que adicionou uma menção a ela ao jogo e mais tarde fez dela a co-estrela da expansão de The Last of Us, intitulada “Left Behind”.

3 – Tess seria uma vilã

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Tess era uma companheira forte e confiável que acompanhou Joel no início do jogo, ajudando-o a escoltar Ellie até os Vaga-lumes. Ela é a primeira a comprar a ideia de que a imunidade de Ellie é mais importante do que qualquer coisa, não se importando com sua própria segurança para que Joel cumpra a missão. No entanto, durante os estágios iniciais de desenvolvimento, Tess deveria ter um papel completamente diferente.

No rascunho inicial do enredo de The Last of Us, Tess deveria ser a principal antagonista da história, que havia sido traída por Joel antes dos eventos do jogo. Os dois se encontrariam em um confronto um-a-um, e Tess se tornaria a primeira pessoa que Ellia mataria, para salvar Joel. A equipe de desenvolvimento descartou isso mais tarde, sentindo que o enredo estava se transformando em uma história clichê de Hollywood.

2 – Elliot Page

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Quando o primeiro trailer de The Last of Us foi divulgado em 2011, os fãs começaram a ver as semelhanças entre o design da personagem de Ellie e o ator Elliot Page (na época, Ellen Page). Embora a personagem seja interpretada por Ashley Johnson, os fãs não puderam deixar de se perguntar se o papel foi inicialmente destinado a Page, que inclusive não gostou nada da situação.

Durante uma sessão de perguntas e respostas no Reddit, um fã perguntou a Page o que ele achava de sua sósia virtual. Page então respondeu que deveria se sentir lisonjeado pela Naughty Dog ter “roubado sua imagem” sem permissão. Pois é, acusação forte! O fato é que Page estava na ocasião estrelando um videogame diferente, Beyond: Two Souls, e essa controvérsia acabou desviando totalmente a atenção deste projeto. Em meio a essa polêmica, a Naughy Dog acabou mudando o rosto de Ellie, deixando-a menos parecida com Page no jogo final.

1 – Paralelos

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Esse ponto agora é um spoiler do final de The Last of Us, então se você só assiste a série e não quer saber o que acontece no final ainda… bom, esteja avisado.

Na verdade, isso começou como uma teoria. O prólogo do jogo mostrava Joel e Sarah escapando de casa, fugindo dos infectados em um carro e batendo o veículo. Joel então carrega Sarah em seus braços enquanto um soldado atira neles. Sarah morre nos braços de Joel.

O interessante aqui é que o epílogo mostra Joel carregando Ellie inconsciente em seus braços, atirando em Marlene e colocando Ellie em um carro, seguindo para casa (o assentamento de Tommy). Ou seja, o final é basicamente o começo do jogo na ordem inversa. O diretor Neil Druckmann mais tarde confirmou a teoria em uma entrevista.

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Fonte: terra gameon

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