O deputado federal Luciano Zucco (PL-RS) apresentou um requerimento para convocar o ministro da Educação, Camilo Santana, a fim de prestar esclarecimentos sobre a polêmica envolvendo uma performance de teor erótico, protagonizada pela artista travesti Tertuliana Lustosa, durante uma palestra na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Zucco criticou duramente o show erótico, questionando os valores presentes no ambiente universitário. O caso envolvendo a travesti ocorreu em 17 de outubro. “A educação deve ser pautada em pesquisa, investigação e bons exemplos, não em atitudes que fogem a esses princípios”, declarou o parlamentar.
A solicitação de convocação de Camilo Santana foi apresentada na Comissão de Educação da Câmara. Na semana passada, o deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP) também apresentou um no colegiado, presidido por Nikolas Ferreira (PL-MG).
“Os responsáveis por esse evento devem ser punidos”, afirmou. “Não é aceitável que o contribuinte brasileiro arque com esse tipo de situação. As universidades precisam garantir seriedade no uso dos recursos.”
Diante da repercussão negativa do caso, a UFMA anunciou a suspensão de eventos e a abertura de uma sindicância para investigar os responsáveis pelo incidente. A instituição busca agora esclarecer os fatos e garantir que as atividades acadêmicas sigam os princípios éticos e educacionais.
A performance da cantora travesti Tertuliana Lustosa, gerou grande repercussão negativa nas redes sociais na última semana. Em meio a uma palestra, ela subiu em uma cadeira, onde cantou e expôs as partes íntimas aos alunos presentes em uma mesa-redonda na UFMA.
A situação ocorreu durante o 1º Encontro de Gênero do Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política da UFMA. Nas suas redes sociais, Lustosa compartilhou o momento da performance.
“Vou te ensinar gostoso dando aula na sua pic…”, iniciou. “Aqui não tem nota, nem recuperação. Não tem sofrimento e se aprende com tesão. De quatro, empina o c… Educando com o c…”
Fonte: revistaoeste