Em entrevista ao canal CNN, o governador de Minas Gerais, , expressou confiança na possibilidade de reversão da inelegibilidade do ex-presidente na Justiça. Segundo ele, há muitos casos de “descondenados” no país.
A fala pode ser considerada uma “alfinetada” no presidente , visto que o termo “descondenado” é usado pela oposição para se referir ao petista. Lula teve a condenação por envolvimento na Lava Jato anulada, o que abriu caminho para disputar a eleição de 2022.
“Tudo muda… Aqui no Brasil alguém é condenado e ninguém esperava, alguém é ‘descondenado’ e ninguém esperava”, disse, em entrevista. “Não é isso? Já tivemos tantos ‘descondenados’ aqui, por que não ele?”
Apesar da fala, Zema afirma que sua relação com Lula é boa, embora não compartilhem propostas em comum.
Zema deixou claro que está disponível para disputar a presidência em 2026, posicionando-se como uma opção para a direita. No entanto, ele não é visto como um candidato forte e já indicou como a melhor opção.
Em pesquisas recentes para 2026, Zema fica atrás de Lula, Ciro Gomes (PDT), Bolsonaro, Freitas, Michelle Bolsonaro (PL) e Eduardo leite (PSDB). Tarcísio de Freitas é o que mais se aproxima de Lula nas intenções de voto.
Já citado por Romeu Zema como uma forte opção para a presidência, Tarcísio de Freitas afirmou na quarta-feira 24, que não pretende se filiar ao , sigla de Bolsonaro.
“Não tem nada previsto”, disse Tarcísio de Freitas, em entrevista ao programa Ao Ponto, da GloboNews. “Estou muito confortável no Republicanos e devo permanecer lá.”
Em maio, Valdemar Costa Neto, presidente do PL, declarou que Tarcísio se filiaria ao partido em meados de junho.
O presidente do PL afirmou que o governador de São Paulo tinha comunicado a decisão de sair do Republicanos. A fala de Tarcísio teria ocorrido, de acordo com Valdemar Costa Neto, durante um jantar em Brasília, em abril.
“Estive em um jantar com o senador Rogério Marinho (PL-RN) e com o governador Tarcísio”, alegou o presidente do PL. “Ele me disse que vem antes das eleições, acredito que até julho. O PL fará uma festa para recebê-lo.”
Fonte: revistaoeste