Da Redação
O senador Wellington Fagundes (PL), candidato à reeleição, lidera a pesquisa de intenções de votos ao senado com 31% da preferência dos eleitores de Mato Grosso, na modalidade estimulada, quando os nomes são apresentados ao eleitor.
Em seguida está o candidato Neri Geller (PP) com 12%, que concorre as eleições sub judice, pois foi cassado por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em terceiro aparece Antônio Galvan (PTB) com 5% das intenções de voto, seguido por Jorge Yanai (DC) com 4% e Feliciano Azuaga (Novo) com 2%. José Roberto (Psol) e Kassio Coelho (Patriota) somam 1%. Brancos e nulos representa 15% do universo pesquisado e 29% não souberam responder.
A pesquisa IDEIA ouviu 1000 eleitores acima de 16 anos por meio de entrevistas telefônicas no período de 21 a 26 de agosto. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE com o número MT-08026/2022 / BR-09165/2022.
Na modalidade espontânea, Wellington Fagundes é o nome mais lembrado por 6% dos eleitores. Neri Geller, Antônio Galvan e o deputado federal José Medeiros (PL) são citados por 1% dos entrevistados. Os demais foram citados por menos de 1%. Não souberam ou não responderam representa 82% e 6% votariam branco ou nulo.
Neri Geller é o candidato mais rejeitado pelos eleitores com 13%. Wellington Fagundes é o segundo com 8%, seguido por Antonio Galvan com 4% e Feliciano Azuaga com 2%. Kássio Coelho e Jorge Yanai tem 0,3% de rejeição. Brancos e nulos somam 29%. Outros 45% disseram que votariam branco e nulo.