Da Redação
Um projeto de Lei do Senado Federal vai regulamentar a abertura de escolas públicas aos finais de semana, em todo o país. A norma também delibera sobre o funcionamento dessas instituições em feriados e recessos letivos. O anúncio do projeto foi feito pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT), durante debate sobre medidas de enfrentamento aos efeitos causados pela pandemia da COVID-19, sobretudo no que diz respeito à evasão escolar.
“Eu sempre tenho dito que o papel da escola é ensinar e o papel da família é educar. Quando isso acontece junto, vemos crescer uma sociedade unida e, acima de tudo, famílias conscientes e valorizadas” – disse.
A ideia é, segundo o senador, oferecer reforço escolar aos alunos, além facilitar a integração da família dentro da escola. Nesses períodos, Wellington defende também que sejam oferecidas atividades culturais e esportivas. A liberação da abertura das escolas nos finais de semana responde a uma antiga demanda da sociedade, de forma a transformar as unidades escolares em centros catalizadores das necessidades comunitárias, além de promover o ensino em tempo integral.
Fagundes considera a abertura dos estabelecimentos de ensino aos finais de semana e feriados, assim como nas férias, como sendo uma “medida de extrema importância para a socialização e valorização da população”.
Dados demonstram que os diversos sistemas de ensino que adotaram a medida obtiveram excelentes resultados, inclusive com sensível diminuição dos casos de indisciplina, furtos, agressões e uso de drogas entre os alunos, bem como dos episódios de vandalismo e depredação das escolas.
Wellington é também autor do Projeto de Lei 2.256, que está pronto para ser apreciado em plenário e aumenta a segurança nas escolas por meio de um maior controle de entrada em saída de alunos, ex-alunos, funcionários e ex-funcionários, mediante uso de recursos tecnológicos e instruções de segurança para toda a comunidade escolar.
“A população paga impostos e, por isso, também tem direito de usar o espaço público de ensino, com segurança e em excelentes condições” – destacou o senador.