Sophia @princesinhamt
Política

Vistas adia primeira votação do Fethab e Mineração na AL

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
A Assembleia Legislativa adiou a votação dos projetos de lei que renova o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), e que cria tributo em cima da mineração em Mato Grosso. As matérias estavam na pauta de votação da sessão ordinária desta quarta-feira (14), mas os deputados estaduais Ulysses Moraes (PTB), Gilberto Cattani (PL) e Janaina Riva (MDB) pediram vistas do processo.

O fato obrigou o presidente da Casa de Leis, deputado estadual Eduardo Botelho (União), convocar uma nova sessão para esta quinta-feira (15), mesmo já tendo uma sessão programada para sexta-feira (16).

“Ficamos combinados que vocês terão hoje à tarde para debater as emendas e as alterações que querem fazer no projeto do Fethab para amanhã colocarmos em votação. Então, vocês têm esse prazo para fazer essa discussão com as comissões”, informou Botelho.

Vale lembrar que, os deputados estaduais fizeram um acordo com o governo do Estado para que o projeto da mineração fosse votado em fase final somente na primeira semana de janeiro.

No entanto, o Parlamento Estadual terá que fazer uma força-tarefa para garantir a aprovação da matéria referente ao Fethab e ainda a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023.

Com relação a renovação do Fundo, a tendência é que a proposta seja aprovada em primeira votação, ainda essa semana, e que lideranças partidárias apresentem um substitutivo integral antes da segunda votação.

Isso porque, uma série de alterações estão sendo propostas pelos parlamentares. Entre elas, destinação de um percentual da arrecadação do Fethab para o Indea e Agricultura Familiar. Além disso, eles pretendem fixar um valor mínimo de recurso para a construção de casas populares.
 

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real

 

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.