A futura chanceler da Argentina, Diana Mondino, encontrou-se neste domingo, 26, em Brasília com Mauro Vieira — ministro das Relações Exteriores do Brasil. A economista foi enviada pelo presidente eleito Javier Milei.
O encontro, organizado em segredo nas últimas horas, teve como objetivo flexibilizar a relação bilateral entre os países e discutir o atual estágio das negociações do Mercosul-União Europeia. Diana também levou um convite de Milei para o presidente participar da posse no dia 10 de dezembro.
A reunião ocorreu no Palácio do Itamaraty, contando com a presença dos embaixadores do Brasil em Buenos Aires, Julio Bitelli, e da Argentina no Brasil, Daniel Scioli. Os dois foram os principais articuladores para o encontro entre os ministros.
Essa é a primeira viagem internacional da futura ministra desde a eleição de Milei.
A deputada eleita e Chanceler designada pelo governo Milei, Diana Mondino, encontra-se em Brasília, para reunião de trabalho com o Ministro Mauro Vieira. Na ocasião, entregou convite do Presidente eleito Javier Milei para que o Presidente Lula participe da sua posse, em 10/12 ????????. pic.twitter.com/MR7kLjeVgf
— Itamaraty Brasil ???????? (@ItamaratyGovBr) November 26, 2023
Clima tenso entre Lula e Milei
Durante a campanha para a eleição na Argentina, o então candidato Javier Milei chegou a afirmar que, se fosse eleito, não se encontraria com Lula. O argentino também acusou o presidente do Brasil de ser “comunista” e “corrupto”.
+ Leia mais notícias do Mundo na Revista Oeste
Depois de ganhar no pleito argentino, Milei voltou atrás e afirmou que Lula será “bem-vindo” em sua posse.
“Se Lula quiser vir à minha posse, será bem-vindo”, disse o presidente eleito em entrevista ao canal Todo Noticias, da Argentina. “Ele é o presidente do Brasil.”
Vitória de Milei na Argentina
Milei venceu com 55,7% dos votos contra 44,13% de Sergio Massa. O novo presidente confirmou, na segunda-feira 20, que pretende privatizar uma petroleira e empresas de comunicação pública, incluindo uma televisão, uma rádio e uma agência de notícias.
Durante uma entrevista à rádio Mitre, o novo presidente foi interpelado sobre a privatização da YPF, estatal que atua na exploração e produção de petróleo e gás. Milei respondeu: “Tudo o que pode estar nas mãos do setor privado, vai estar nas mãos do setor privado”.
Fonte: revistaoeste