Em meio ao caos que se instalou na Venezuela depois de o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país anunciar a vitória do ditador Nicolás Maduro, internautas brasileiros resgataram, nesta semana, um vídeo e maio de 2023. O material mostra elogios e sugestões que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu ao venezuelano.
Na ocasião, ao receber o ditador no , o petista afirmou que foi construída uma “narrativa” de que a Venezuela não é um lugar democrático. Lula também disse que havia ações para mostrar o país vizinho como local tomado pelo autoritarismo.
O presidente brasileiro aconselhou Maduro a mostrar que a Venezuela não era, de fato, antidemocrática. Além disso, Lula disse que seria preciso fazer as pessoas mudarem de opinião sobre o regime chavista.
O chefe do Executivo brasileiro ainda afirmou que a “narrativa” que Maduro construiria seria “infinitamente melhor” do que aquelas que “o povo tem contado sobre o país sul-americano”.
As eleições na Venezuela foram marcadas por denúncias de fraude, como já era esperado pela oposição no país. Por esse motivo, .
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram “panelaços” na capital, Caracas, por 20 minutos, depois de o CNE anunciar a reeleição de Maduro. Esse tipo de manifestação se estendeu ao longo do dia.
Na tarde desta segunda-feira, vários venezuelanos saíram às ruas contra o regime. Nas imagens, é possível ver pneus queimados e confronto com as forças de repressão da ditadura.
No Estado de Falcón, uma multidão enfurecida chegou a derrubar uma estátua de Hugo Chávez, antecessor de Maduro.
Manifestantes do município de Coro, no Estado de Fálcon, Venezuela, derrubaram uma estátua do ex-ditador Hugo Chávez na tarde desta segunda-feira, 29. Chávez morreu em 2013. O país tem registrado uma onda de protestos desde o anúncio da “reeleição” do ditador Nicolás Maduro. pic.twitter.com/KMF3r4iyCh
— Revista Oeste (@revistaoeste) July 29, 2024
Fonte: revistaoeste