O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) criticou o ato organizado pelo governo federal em memória aos atos de 8 de janeiro de 2023. De acordo com o ex-vice-presidente, trata-se de uma “verdadeira exaltação ao nada”.
“Em nenhum momento houve deslocamento de tropas, jamais os comandos militares cogitaram tal intento e nunca as autoridades da república estiveram ameaçadas”, argumentou o congressista, em seu perfil no Twitter/X, neste sábado, 4.
Mourão também culpou o governo Lula por não ter agido de forma adequada para frear os atos de . “O governo foi incompetente e não conseguiu impedir badernas e invasões de vândalos sem nenhum potencial ofensivo real.”
Essa “comemoração” que o governo Lula pretende fazer em relação aos eventos do 08 de janeiro é a verdadeira exaltação ao nada!
Nada há para comemorar, querem sim potencializar a narrativa de um suposto golpe impossível.
Em nenhum momento houve deslocamento de tropas, jamais os…— General Hamilton Mourão (@GeneralMourao) January 4, 2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai convocar os líderes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal () para uma cerimônia em memória dos atos do 8 de janeiro, que vão completar dois anos nesta semana.
Previsto para a próxima quarta-feira, 8, o evento ocorrerá no Palácio do Planalto. Lula vai discursar, assim como os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do STF, Luís Roberto Barroso.
Em uma confraternização de final de ano com ministros, realizada em 20 de dezembro, Lula já havia solicitado que todo o primeiro escalão do governo estivesse em Brasília em 8 de janeiro para participar da cerimônia.
Fonte: revistaoeste